Semar registra 153 focos de queimadas no Piauí nas últimas 24 horas e faz alerta

A Semar e o Corpo de Bombeiros estão tomando medidas de fiscalização”, garantiu Sônia Feitosa.

Incêndio na região de São Raimundo Nonato (Foto: Prefeitura de São Raimundo Nonato)

O Piauí registrou 153 focos de incêndio ativos nas últimas 24h, conforme levantamento divulgado nesta segunda-feira (13), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR).

Ao portal ClubeNews, a gerente do setor de Hidrometeorologia do órgão, Sônia Feitosa, informou que o município de Santa Filomena garantiu o recorde de queimadas, registrando 31 pontos de calor. Logo após aparecem as cidades de Alvorada do Gurguéia (21) e Uruçuí (14).

Sônia Feitosa fez um alerta quanto à situação e pediu reforço aos cuidados de prevenção às queimadas. “Significa dizer que, de hoje para amanhã, o número de focos de calor se a gente não tomar cuidado será maior do que o de hoje”, disse.

A gerente evidenciou o trabalho dos bombeiros e brigadistas no combate às chamas e disse que o percentual de queimadas tem diminuído. No entanto, pediu atenção redobrada.

“De quinta-feira para sexta-feira eram 246 [focos]. Agora caiu porque está havendo essas ações; a Semar e o Corpo de Bombeiros estão tomando medidas de fiscalização”, garantiu Sônia Feitosa.

São Raimundo Nonato sob controle

Segundo a gerente, o município não apareceu no levantamento por ter seus focos de incêndio sob controle. Os focos ativos, conforme destacou, podem estar próximos a São Raimundo Nonato, mas não pertencem à cidade.

“O satélite capta dependendo da distância e do tamanho do fogo. Em São Raimundo Nonato tem um foco pequeno e possui outros nos arredores próximo de São Braz, Anísio de Abreu, Jurema, Bonfim; provavelmente, isso seja por conta das ações desenvolvidas para controlar o fogo nessa cidade”, explicou.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar