
Três secretários municipais foram alvos de golpistas em Teresina. Os criminosos usaram fotos pessoais dos gestores para pedir dinheiro por meio do aplicativo WhatsApp aos conhecidos das vítimas. Ao saberem dos golpes, os secretários Márcio Allan (Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas), Scheyvan Lima (Fundação Municipal de Cultural Monsenhor Chaves) e Kennedy Glauber (Instituto de Previdência Municipal de Teresina) usaram outras redes sociais para alertar amigos, familiares e demais conhecidos.
Os golpistas usaram o mesmo teor do pedido para tentar enganar os contatos dos secretários e conseguir a transferência do dinheiro. Eles alegam que precisam efetuar um pagamento, mas o valor não foi debitado por conta do limite diário. Ainda prometem retornar o valor no dia seguinte.
“Infelizmente, eles mandam mensagens para todo mundo e alguém, às vezes, acaba caindo nesse tipo de golpe. Até agora não sei de ninguém que caiu (nesse usando o nome do secretário. Quem me alertou foi meu irmão”, disse o secretário Scheyvan Lima.
O secretário Márcio Allan afirmou ao ClubeNews que três pessoas entraram em contato com ele perguntando sobre as mensagens enviadas pelos golpistas pedindo dinheiro e que na segunda (18) vai registrar boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Virtuais.
“Fiquei sabendo do golpe porque a primeira pessoa que o golpista entrou em contato é uma pessoa próxima a mim, aí quando essa pessoa recebeu a mensagem desconfiou do número diferente e resolveu me ligar. Quando eu falei com ele, disse que não tinha mandado mensagem, aí ele ‘printou’ a conversa e me mandou, então eu disse que aquilo se tratava de um golpe. Depois aconteceu isso com uma segunda pessoa, aí eu postei nas redes sociais e mandei nos grupos de WhatsApp. Uma terceira pessoa também entrou em contato comigo dizendo que tinha recebido a mesma mensagem. Só que nenhuma das três chegou a fazer transferências, porque já perceberam que o número era diferente do meu, mas a pessoa colocou a mesma foto que eu uso e conseguiu acessar alguns contatos”, informou Márcio Allan.
UTILIZAÇÃO DA FOTO DE UMA PESSOA CONHECIDA
Como funciona?
Um golpe mais simples que o comum, mas que tem se popularizado, ocorre quando o golpista se faz passar por uma pessoa conhecida para pedir dinheiro. Ou seja, o golpista utiliza o nome e alguma foto de algum amigo/familiar – normalmente a própria foto do WhatsApp original de um conhecido seu, mas também pode ser das redes sociais – em outro celular e envia mensagem dizendo que trocou de número de telefone e que estaria precisando de ajuda. A partir daí, o modo de atuação é bem semelhante ao primeiro golpe.
Acho que estão tentando me aplicar um golpe. O que posso fazer?
Do mesmo modo que o outro golpe, desconfie. Entre em contato com o seu conhecido no número de telefone original, preferencialmente através de ligação, para conferir se a pessoa realmente mudou de telefone ou se é alguém querendo se passar por ela.
Como conseguiram meu número e como sabem que eu conheço aquela pessoa?
Normalmente, não dá para descobrir. Uma possibilidade é pegarem o celular de dois colegas de trabalho e que têm seus contatos disponíveis no site da empresa, pegarem as fotos disponibilizadas e se passarem por um deles, mandando a mensagem para o outro. Entretanto, a criatividade pode ser grande.
Sofri o golpe do WhatsApp! E agora?
Se caiu na armadilha, primeiramente, avise seus amigos e familiares pelas redes sociais ou ligue para alertá-los. Dessa maneira, poderá evitar que transações financeiras sejam feitas para a conta dos golpistas.
Em seguida, tente recuperar sua conta. Como o mais comum é aplicarem o golpe utilizando um celular, você poderá desconectar os criminosos entrando novamente no aplicativo com seu número de telefone e confirmando, somente no WhatsApp, o novo código enviado. Ao digitá-lo, quem estiver usando a sua conta será desconectado automaticamente.
Entretanto, caso os criminosos tenham ativado a “confirmação em duas etapas” primeiro, eles serão desconectados, mas a sua conta só poderá ser acessada por você após sete dias.
Se você suspeitar que eles estejam utilizando o WhatsApp Web – extensão para utilizar o aplicativo no computador -, desconecte-os também acessando as Configurações/Ajustes > Conta > WhatsApp Web/Desktop > Sair de todos os computadores.Como posso me prevenir?
Esse caso é um pouco mais difícil de ser prevenido, já que não há invasão de um celular, mas uma pessoa tentando se passar por outra. Além da tentativa de contato no telefone original com a pessoa que supostamente está te pedindo o dinheiro.
- Desative a visualização de sua foto de perfil do WhatsApp para pessoas que você não tem na sua lista de contatos, evitando que alguém salve sua foto para se passar por você. É só ir, no aplicativo do WhatsApp, em Configurações > Conta > Privacidade > Foto do perfil > “Meus contatos”;
FONTE: Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!