Kelvyn Coutinho e Jonas Carvalho
kelvyn@tvclube.com.br
O primeiro episódio do reality show Impulso Piauí, realizado pela Rede Clube em parceria com o Sebrae-PI, foi ao ar neste sábado (23), após a exibição do Jornal Hoje. As seis empresas escolhidas para participar do programa passaram por um processo de avaliação que seguiu alguns critérios, conforme anunciado no processo de inscrição.
Os selecionados para o Impulso Piauí são: Urbolo, NR Jeans, Garagem Orgânica, Manuh Confeiteira, João do Lixo Reciclagem e PijaMaria’s.
Se você perdeu o primeiro episódio com a apresentação dos participantes, conheça um pouco de cada um:
Urbolo – Jayra Furtado e Iara Furtado
Para Jayra, proprietária da empresa Urbolo, cozinhar era uma paixão e um hobby que acabou ajudando no tratamento de uma depressão. Após perder o pai, a empreendedora foi orientada pelo seu médico a investir em algo que lhe desse prazer e não fosse visto como uma obrigação, daí nasceu a Urbolo.
“Sempre cozinhei para família e amigos. Teve uma época que eu perdi meu pai e tive uma depressão. As pessoas sempre perguntavam por que eu não comercializava os bolos, diziam que eram muito bons. Eu iniciei o tratamento da depressão e o médico me orientou a que fazer algo que me desse prazer sem que eu sentisse obrigação, e daí eu comecei a fazer por incentivo da família, inclusive dessa moça (Iara). Ela começou a comercializar para mim e aí uma coisa que era hobby acabou que virou negócio e vem fluindo até hoje. A gente vem estudando e tentando se profissionalizar, porque era uma coisa que era por hobby e virou a nossa fonte de renda”, comentou Jayra.
NR Jeans – Maria Gorette Siqueira e Jéssica Rocha
Já a proprietária da NR Jeans, Maria Gorette, iniciou seu negócio após o incentivo do marido, que já trabalhava como representante comercial e poderia comercializar os produtos para clientes antigos fora do estado.
“Começou em setembro de 1990, com mil metros de pano e 4 máquinas, em Piripiri. A gente foi caminhando, crescendo. Meu marido era representante comercial e vendia confecção para outras empresas, viajava para o Maranhão, para o Pará, e daí veio a ideia de nós fabricarmos alguma coisa que não fosse concorrente do que ele já vendia, porque ele já tinha os clientes e assim começou”, disse Gorette.
A filha da empreendedora, Jéssica, afirma que se viu dentro da empresa ainda pequena, e que acompanhou a evolução dos negócios da família ao longo dos anos.
“Eles começaram vendendo um produto bem mais básico e bem nichado e depois foram migrando até chegar hoje ao jeans que a gente fabrica e vende. Eu tenho 30 anos e desde que eu nasci eu me vi dentro da empresa. Nunca existiu um dia que a gente não falasse de empreendedorismo, de consultoria do Sebrae, de que a gente não tivesse que viver e respirar tecido”, comentou Jéssica.
Garagem Orgânica – Antônio de Oliveira Neto e Rafael de Oliveira
Os sócios Antônio e Rafael decidiram começar a empreender no ramo dos alimentos orgânicos após um deles vivenciar a experiência de trabalhar em um hospital que trata pacientes com câncer, e decidiram que queriam oferecer às pessoas um estilo de alimentação mais saudável.
“Antes de começar essa empresa, eu trabalhava no Hospital São Marcos, de combate ao câncer, e lá eu observei uma realidade que eu não conhecia, que era a doença do câncer. E ao descobrir o motivo dessa doença, que na maioria das vezes é a alimentação e foi quando a gente teve essa virada de chave. O Rafa me convidou para começar a plantar dentro do sítio dele e foi quando a gente começou a fazer o plantio de subsistência dos nossos alimentos: milho, macaxeira, uma variedade pouca mas em grande volume”, afirmou Antônio.
Rafael comentou que o intuito do negócio é mostrar as pessoas de onde vem o alimento que elas consomem, para passar confiança.
“A gente começou em 2017 e a primeira oportunidade que a gente teve foi um espaço que ofereceram para que a gente produzisse uma horta. Era um espaço onde ficava uma piscina e a gente criou uma horta que ela se mantinha. O interessante é que conectou as pessoas daquele ambiente, e tornou aquilo ali uma coisa a mais do dia-a-dia deles. Isso que a gente gosta, de mostrar o cotidiano, mostrar de onde vem a comida, de mostrar a importância de produzir um alimento livre de agrotóxicos. A gente quer mostrar essa importância para o meio ambiente e para todo mundo. Esse é um projeto que a gente gosta muito dele por isso, a gente trabalha com as pessoas que fazem tudo se mexer, se movimentar, porque a alimentação é tudo”, completou Rafael.
Manu Confeiteira – Márcia Emanuelly Peres e Bárbara Peres
As irmãs Márcia Emanuelly e Bárbara decidiram empreender mesmo após críticas por deixarem o ensino superior de lado. Para Emanuelly, trabalhar com confeitaria era o que ela queria fazer e decidiu investir nisso.
“Nós fomos criadas para estudar, passar em uma faculdade, fazer Direito ou Medicina, talvez passar num concurso público. Contra tudo isso, na universidade, eu decidi que ia fazer o que eu gosto de fazer. No meu caso foram os doces. Larguei a faculdade, que todo mundo não queria, mas eu fui atrás do que eu queria”, contou Emanuelly.
Bárbara comentou que ainda seguiu na vida acadêmica por mais tempo que a irmã, mas que sentiu o chamado para empreender após as aulas de uma pós-graduação.
“Eu segui na vida acadêmica por mais tempo, consegui me formar, entrei em uma pós-graduação, só que essa pós era em gestão de negócios. Aí eu via muito sobre empreendedorismo na sala de aula e aí eu larguei a engenharia e fui trabalhar com a minha irmã”, afirmou.
João do Lixo – João Oliveira e Rodrigo César
O empresário João Oliveira deu início ao seu empreendimento há 10 anos, quando catava materiais recicláveis em Teresina para poder sobreviver. De acordo com ele, a falta de dinheiro e o nascimento do primeiro filho foram o impulso principal para dar início ao negócio.
“Eu passei muitos anos catando lixo em festas públicas. Eu que eu poderia passar a cobrar, fechar um contrato com o dono da festa e passar a cobra-lo sobre a limpeza do evento. Eu fechei um contrato pequeno com uma empresa e hoje eu faço festa de 400 mil pessoas”, disse.
O empresário, que fará dupla com o analista financeiro, Rodrigo César, revelou que seu grande sonho era poder pagar uma faculdade e viu em seu empreendimento a oportunidade viável para isso. Hoje, João Oliveira é formando em Engenharia Ambiental e Sanitária e Segurança do Trabalho.
“Tudo vem acontecendo muito naturalmente e as oportunidades vêm aparecendo como apareceu agora o Impulso. O meu amor pelo meio ambiente é muito maior que a preocupação financeira. Isso é apenas consequência”, contou.
Pijamarias – Aline Morais e Joana Araújo
Desde a sua inscrição, a empresária Aline Morais estava super ansiosa com o resultado dos selecionados para participar do reality. Proprietárias do Pijamarias, Aline e Joana vendem pijamas personalizados, pantufas e máscaras para dormir e elas trabalham pensando no conforto da hora de dormir.
A empresa abriu quando começou a pandemia e segundo Aline, o que ela achou se seria temporário, foi uma grande oportunidade de negócio e está crescendo. “Eu sou contadora por formação mas sempre amei costurar e quando criança fazia meus pijamas para combinar com os das minhas bonecas. Quando começou a pandemia, as pessoas ficaram mais em casa e procuraram a buscar roupas confortáveis para esse período. Foi aí que nasceu a Pijamarias”
Aline ressaltou as dificuldades e os desafios encontrados em empreender. “Todos os dias queremos ser sempre melhor para os nossos clientes e estou muito feliz com a minha participação no programa”, afirmou
Sobre o Impulso Piauí…
O novo reality show da Rede Clube com empreendedores será veiculado nas tardes de sábado. Apresentado pela jornalista Marina Linard, o Impulso Piauí vai reunir um time de competidores que receberão dicas importantes sobre empreendedorismo, inovação e gestão. O reality é realizado em parceria com o Sebrae Piauí.
No final do reality, os participantes vencedores vão ganhar uma consultoria ou capacitação no valor de até R$ 14 mil, fornecido pelo Sebrae; e uma viagem nacional a uma feira de negócios, com o custo de R$ 15 mil.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar