
O pós-réveillon está sendo de alerta na cidade de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, que recebeu centenas de turistas, principalmente, na praia de Barra Grande. A Prefeitura Municipal informou, na segunda-feira (3), que a cidade registrou 123 casos positivos da Covid-19. Desse total, 103 são de pessoas que moram em outros municípios, ou seja, turistas. Elas testaram positivo nos dias 01 e 02 de janeiro de 2022.
O aumento significativo preocupa a gestão municipal, que não realizou festas públicas, mas a cidade recebeu eventos privados.
A Prefeitura Municipal seguiu recomendação do Governo do Estado, da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais(APPM) e Vigilância Sanitária e atendendo ao Decreto Municipal e não realizou festas de final de ano, mas empresas privadas promoveram eventos em todo o litoral piauiense.
“Desde o dia 27/12 estamos realizando plantões médicos e de enfermagem. Equipes técnicas realizaram testagem e busca ativa todos os dias. Além disso, fiscalizamos pousadas. Porém, nossas recomendações não foram seguidas por todos”, diz a secretária municipal de Saúde, Joara Mendes.
DADOS
Dos 123 casos confirmados entre os dias 01 e 02 de janeiro, 103 são de pessoas de outros municípios.
Desde o início da pandemia, em 2020, já foram contabilizados 1.269 casos e 26 óbitos pela doença em Cajueiro da Praia.
“Não podemos baixar a guarda. Somente com a manutenção dos cuidados poderemos ter a garantia da redução dos casos da doença”, relata a secretaria.
Os testes continuam sendo realizados nos postos de saúde e a prefeitura alerta para que todos fiquem atentos aos sintomas. A gestão também pede obediência aos protocolos sanitários.