
Jonas Carvalho*
jonascarvalho@tvclube.com.br
O vereador de Teresina, Dudu Borges (PT), manifestou descontentamento com a iminente federação que a legenda petista articula a nível nacional. Ao ClubeNews, nesta terça-feira (04), o parlamentar explicou que a união prejudica, diretamente, a formação da chapa proporcional do partido.
Líderes do Partido dos Trabalhadores se movimentam para selar a união com PCdoB, PSB e PV. O projeto político válido para todas as legendas do paí, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem prazo de validade estipulado em quatro anos e pode ser prorrogado por mais um legislatura.
Na avaliação de Dudu, as novas regras implicam na redução das vagas destinadas a cada partido. Assim, políticos de mandato que pleiteiam a reeleição estariam sob risco de não conseguirem uma vaga para a disputa.
“No ponto de vista do Piauí, vai trazer transtornos para o PT porque nós temos uma chapa montada. Nós temos 20 candidatos homens e 5 mulheres. Federalizou, não aumenta a quantidade de candidaturas”, criticou o vereador.
O parlamentar cobrou maiores esclarecimentos por parte do TSE quanto à disponibilidade das vagas. Atualmente, cada partido tem o direito de lançar até 31 nome para disputa proporcional, obedecendo ao número de vagas destinadas às mulheres.
“Inclusive, há uma expectativa dos partidos que o TSE possa destrinchar isso mais, se vai permanecer a mesma quantidade ou se aumenta o quantitativo de candidaturas porque você está trazendo três partidos para 31 vagas. E isso no PT, para acomodar essa bases da federação, vai retirar candidaturas que já estavam na rua”, finalizou.
Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.
LEIA TAMBÉM: