Jonas Carvalho*
jonascarvalho@tvclube.com.br
Os ministros Ciro Nogueira, da Casa Civil, e João Roma, da Cidadania, sobrevoaram, na manhã desta quarta-feira (05), as áreas atingidas pelas enchentes em Teresina. O desembarque dos representantes do Governo Federal tem como foco o anúncio de medidas de auxílio às famílias atingidas pelas chuvas. O prefeito Dr. Pessoa (MDB) esteve presente durante a visita.
Ciro Nogueira informou que as ações serão realizadas em comum acordo com as prefeituras municipais das áreas atingidas. “Quem vai dizer o que vai ser feito, quais são as carências, serão os prefeitos e as pessoas no atendimento aos desabrigados. O Governo Federal vai fazer todo o esforço possível, em especial para o estado do Piauí”.
O ministro também comentou que o Governo Federal monitora a situação da Barragem de Boa Esperança. “Esse monitoramento é feito a cada hora para saber a evasão das águas”.
Ajuda direta
O sobrevoo de helicóptero sobre as áreas alagadas ocorreu logo após o desembarque na capital, por volta das 9h30. Os ministros percorreram algumas ruas da zona norte de Teresina e visitaram as famílias prejudicadas pelas enchentes.
João Roma anunciou que o município vai receber recursos diretos para atender as vítimas. Até o momento, 230 famílias estão desabrigadas. Para o ministro, a capital piauiense sofre com a falta de planejamento urbano.
“Uma área muito alagada. Cidade que sofreu muito com a falta de planejamento que vai necessitar de um esforço conjunto de diversas esferas de governo para que nós possamos evoluir no quesito de planejamento urbano, colocar pessoas em locais menos suscetíveis a alagamentos, preservando as lagoas e dando alternativas a essas”.
Os ministros visitaram a casa de bombas, na avenida Boa Esperança, na zona Norte de Teresina. Depois, eles visitaram uma das escolas que abrigam 17 famílias atingidas pelas chuvas no bairro Mafrense.
O grupo foi ao canteiro de obras da galeria da zona Leste. A expectativa é que o empreendimento de drenagem urbana, que acabará com o problema crônico e histórico de alagamentos na região em todo período chuvoso, também receba apoio do Governo Federal.
Famílias desabrigadas
A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresina (SEMDEF) confirmou na manhã desta terça-feira (4) que subiu para 230 o número de famílias desabrigadas em decorrência de áreas alagadas por causas das últimas chuvas que caíram na cidade.
No momento, segundo o secretário Carlos Ribeiro, três escolas na zona Norte são usadas para abrigar essas famílias. Outras pessoas foram acolhidas por familiares e contam com apoio municipal.
Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.
LEIA TAMBÉM:
Nível do Rio Parnaíba entre Timon e Teresina atinge cota de alerta
Teresina registra maior volume de chuvas em 24h dos últimos 4 anos
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar