Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
Após investigação do vídeo de um suposto abandono de um cachorro no Centro de Teresina, a Polícia Civil do Piauí confirmou que o caso não procede. A situação foi esclarecida nesta segunda-feira (17). O vídeo viralizou no sábado (15); veja acima.
O animal foi resgatado nas proximidades das ruas Coelho de Resende. Ele vai passar por exame de corpo de delito nesta segunda para apurar maus-tratos.
O delegado Emir Maia, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Piauí (DPMA), confirmou que o proprietário do veículo não era dono do animal.
O cachorro teria seguido o veículo por achar que uma das moradores que o acolhe na rua estaria dentro do carro. A moradora desceu do veículo ao encerrar a corrida na porta de casa.
Os moradores da região contam que o cachorro se encontra em situação de rua há muito tempo e é alimentado pelos residentes locais, mas que a situação, na verdade, não foi um abandono.
O delegado esclarece que o crime de abandono pode ocasionar de 2 a 5 anos de prisão para o responsável.
A identidade do proprietário do carro, que era um motorista por aplicativo, não foi revelada.
Depoimento moradora
A moradora explicou a situação. “Não é só eu que coloco comida para ele. Vários vizinhos colocam para vários animais que estão abandonados lá por perto. Ele fica na porta da minha casa. O rapaz do carro é motorista de aplicativo, estava trabalhando e seguindo o trajeto normal dele”.
“As pessoas estão fazendo julgamento precipitado. Tem sido um incômodo para todo mundo. Eu tentei avisar na internet, pra quem estava compartilhando o vídeo, mas não me ouviram. Espero que verifiquem as informações de fato, sem fazer julgamentos, e que tudo se esclareça”, disse.
“Nós tomamos conhecimento desse abandono ainda ontem (16), por volta das 14 horas. Nós começamos a diligenciar. Identificamos com a ajuda de vários protetores independente o proprietário do veículo e o condutor, são pessoas diversas”, disse o delegado.
Outras pessoas serão ouvidas na terça-feira (18). O animal está com um guardiã, após assinar termo de Fiel Depositário.
“O cão já foi resgatado. O cachorro não foi abandonado pelo condutor do veículo branco identificado nas imagens. O cachorro já vivia em situação de abandono e é acolhido pelos moradores da Rua Coelho Rodrigues. Os moradoras noticiaram que o cão era acolhido por eles”.
Confira o comunicado do delegado em vídeo:
*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso