Wellington Dias e Ciro Nogueira discutem ações para evitar colapso na saúde no Piauí

O contato entre Ciro e Wellington é o primeiro após o anúncio do rompimento político entre os dois líderes

Governador Wellington Dias. (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O aumento da ocupação de leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) no Piauí provocou uma reunião entre o governador do Piauí, Wellington Dias, e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, na manhã desta quinta-feira (20).

A intenção é evitar o colapso na rede hospitalar, pois há aumento na ocupação de leitos Covid e não-Covid. A reunião discutiu a possibilidade do Governo Federal manter assistência aos leitos hospitalares para que o estado tenha leitos o suficiente para atender os dois públicos (com e sem síndrome gripal grave).

Wellington Dias explicou que o Fórum dos Governadores direcionou a ele a missão de tratar, diretamente, com o ministro a manutenção da assistência do Governo Federal aos leitos hospitalares no estado.

De acordo com o governador, sete estados possuem 70% dos leitos disponíveis ocupados.

“Dia 31 de janeiro vence um acordo com o Governo Federal para a existência do credenciamento destes leitos na rede hospitalar voltado para este atendimento extra por esta situação particular. O ministro já conversou com o ministro da Saúde e me retornou a ligação dizendo que eles estão acompanhando e deverão atender”, explicou Dias.

O contato entre Ciro e Wellington é o primeiro oficial – mesmo que virtual – após o anúncio do rompimento político entre os dois líderes. Embora estejam em lados opostos, o governador agradeceu aos esforços da Casa Civil para dar apoio aos estados.

“A discussão é se deixam uma reserva para estados onde há crescimento ou se atende aqueles que já estão com volumes maior de pacientes. Isso é importante para evitarmos o problema de falta de leitos e de filas. Quero agradecer a atenção do ministro Ciro Nogueira”, finalizou.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar