
Jonas Carvalho*
jonascarvalho@tvclube.com.br
O vereador de Teresina, Luís André, manifestou o interesse em filiar o ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB) ao União Brasil – partido recém-homologado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entretanto, o parlamentar disse que vai aguardar as tratativas entre o ex-líder municipal e o partido tucano.
Ao ClubeNews, nesta quarta-feira (9), o parlamentar comemorou a criação do novo partido e projetou com entusiasmo as eleições que se aproximam. Ele antecipou que a sigla atuará como oposição ao governador Wellington Dias (PT-PI).
“O União Brasil vai marchar na oposição, capitaneado pelo ministro Ciro Nogueira e o pré-candidato a governador, Sílvio Mendes, que ainda não decidiu qual é o partido que ele vai ser candidato. Oxalá que seja no União Brasil”, garantiu.
Projeto estadual
O novo partido é o resultado da fusão entre Democratas e PSL. No Piauí, o PSL era comandado por Luís André, que ressaltou que o principal foco da nova sigla será eleger um deputado federal no estado.
“O principal intuito é eleger um deputado federal em todo o Brasil e no Piauí não é diferente. Nós vamos continuar construindo essa chapa e claro que quem ficar no comando eu estarei pronto para ajudar, principalmente como pré-candidato a deputado federal, que eu já estou me organizando”, ressaltou.
Presidência em jogo
Além de Luís André, também tem nome colocado para liderar a legenda o ex-vereador Ronney Lustosa, que presidia o Democratas no estado. Entretanto, Luís André garantiu que vai ajudar na estruturação do partido independentemente de sua posição como membro.
“Acho que não depende só de mim. Isso é um conjunto de fatores. Eu não posso me intitular como presidente, jamais. Sempre falei que eu irei ajudar de qualquer forma, sendo presidente ou não, fazendo parte da executiva ou não. Mas eu estou bastante tranquilo”, finalizou.
Representação expressiva
Atualmente, o PSL possui dois representantes na Câmara Municipal: Teresinha Medeiros e Luís André. Já o Democratas possui o vereador Capitão Roberval Queiroz. Com isso, o União Brasil pode se tornar a segunda maior bancada da Casa com três vereadores – perdendo apenas para o PSDB, que possui quatro.
A nova legenda tem números expressivos em nível nacional. De acordo com o vereador Luís André, o partido vai abrigar 81 deputados federais, sete senadores e quatro governadores.
Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.
LEIA TAMBÉM: