
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans) anunciou nesta sexta-feira (11) que realizou a instalação de 40 placas de sinalização de advertência, para alertar aos condutores, motociclistas, ciclistas, pedestres e à população sobre trechos sujeitos a alagamentos, que se agravaram devido ao grande volume de chuvas registrado desde o início do ano.
As instalações das placas de advertência tiveram início no mês de janeiro e, segundo o órgão, a previsão é que até o fim do mês de fevereiro todos os principais pontos mapeados pelas Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs) de cada região como trechos sujeitos a alagamentos sejam sinalizados. As placas que estão sendo instaladas seguem as normas previstas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Confira alguns dos trechos que já receberam a sinalização vertical de advertência em Teresina:
- Avenida Homero Castelo Branco, bairro Jóquei;
- Rua Urano, rua Netuno e rua Deputado Sebastião Leal, no bairro Satélite;
- Rua Adolfo Alencar e Rua Desembargador Pedro Conde, no bairro dos Noivos;
- Avenida Joaquim Nelson, no bairro Gurupi, na Zona Sudeste;
- Avenida Jóquei Clube e Rua Honório Parentes, Jóquei;
- Rua Manoel Nogueira Lima, Jóquei;
- Rua Áurea Freire, Jóquei;
- Avenida Senador Arêa Leão, Jóquei;
- Rua Durvalino Couto, Jóquei;
- Rua Thomaz Tajra, Jóquei;
Já está prevista a instalação, nos próximos dias, de mais 60 placas de sinalização de advertência em outros trechos, em todas as regiões da cidade, que tem como um dos objetivos indicar ao motorista onde pode trafegar ou onde seja uma situação de risco no período chuvoso.
Além de alertar os moradores, as placas vão alertar principalmente os motoristas que passam por essas vias e regiões da cidade que estão sujeitas a alagamentos por conta das fortes chuvas.
A Strans ressalta a população que, ao se deparar com áreas alagadas, não é recomendado o contato ou o enfrentamento das águas e em situações como essas a Defesa Civil pode ser acionada 24h pelo telefone 199. E orienta ainda para que as pessoas evitem deixar veículos estacionados em áreas de risco de alagamento no período chuvoso.
Duas pessoas morreram após serem arrastadas em áreas de alagamento
A professora Wana Sara Cavalcante, de 39 anos, e o chef de cozinha João Marcelo Santana Freitas, de 37 anos, morreram após serem arrastados pela água durante alagamentos causados pela chuva em Teresina.
O carro do chef João Marcelo foi arrastado para uma galeria no bairro Satélite, também na Zona Leste. O caso aconteceu no dia 1º de janeiro. Após um mês da morte do chef, a família dele utilizou as redes sociais para denunciar que o local onde João Marcelo morreu permanecia sem sinalização e sem reforma de segurança.