26 de agosto de 2025

Barragem de Boa Esperança atinge 78% da capacidade; Chesf aumenta vazão da água

Carlienne Carpaso

Editora
Publicado em 18/03/2022 15:20

Compartilhe:

Usina de Boa Esperança (PI) – Foto: Chesf

O nível do reservatório de água da Usina de Boa Esperança, na cidade de Guadalupe, atingiu 78% de sua capacidade, ficando acima do volume esperado para esse período chuvoso pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

Diante disso, a partir desta sexta-feira (18), a Chesf decidiu abrir comportas da barragem e elevar a vazão de saída do reservatório, dos atuais 606 metros cúbicos por segundo (m³/s) para o patamar de 900 m³/s.

Em nota, a Chesf explicou que “o reservatório atingiu, na madrugada do dia 16 (de março), a cota de 302,87 metros, com volume de 77,71%, recebendo uma vazão de chegada da ordem de 810 m³/s”.

“A nova vazão, que se encontra dentro da normalidade da operação da Usina, deverá permanecer até nova avaliação”, diz a Chesf.

A nota também reforça a necessidade dos moradores evitarem a ocupação de “áreas situadas nas planícies de inundação, na calha do rio, visto que a bacia permanece em seu período chuvoso, que se estende até o final do mês de abril”.

A situação hidrológica da Bacia do Rio Parnaíba é monitorada diariamente, “podendo haver alterações das vazões ora praticadas, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) ou a alteração dos volumes pluviométricos na região”.

Barragem do Bezerro em José de Freitas (Foto: Governo do Piauí)

Barragens 

No Piauí, oito barragens já atingiram o volume máximo de água nos seus reservatórios e sangraram. São elas:  Estreito, na cidade de Padre Marcos; Mesa de Pedra, em Valença do Piauí; Emparedado e Corredores, na cidade de Campo Maior; Bezerro, em José de Freitas; Salinas, em São Francisco do Piauí; Piracuruca, em Piracuruca; barragem São Vicente, em São Miguel do Tapuio; e barragem Estreito, em Padre Marcos.

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) monitora essas barragens. “Até o momento, as barragens seguem operando de modo satisfatório, não tendo sido constatado nenhum risco”, informou o órgão.

O diretor de engenharia do IDEPI, Antônio Marcos Silva, ressalta que as equipes monitoram as barragens diariamente, mas essa fiscalização é intensificada no período chuvoso.

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: