Usina de Boa Esperança atinge 81% da capacidade; Chesf aumenta vazão da água

A vazão da água com a abertura das comportas deve permanecer em 1.200 m³/s até nova avaliação. 

Usina de Boa Esperança (PI) – Foto: Chesf

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) aumentou  a vazão de saída da água na Usina de Boa Esperança, localizada na cidade de Guadalupe, após o reservatório atingir 81% da sua capacidade de armazenamento.

A vazão da água saiu dos atuais 988 metros cúbicos por segundo (m³/s) para o patamar de 1.200 m³/s.  A alteração aconteceu neste sábado (26).

De acordo com a Chesf, a alteração aconteceu por causa do aumento na incidência de chuvas na Bacia do Velho Monge, nos últimos dias.

Por causa das últimas chuvas, o nível do reservatório de Boa Esperança superou o volume esperado para o período, com aproximadamente 81% de sua capacidade.

A vazão da água com a abertura das comportas deve permanecer em 1.200 m³/s até nova avaliação.

No dia 18 de março, a Chesf abriu as comportas e elevou a vazão de saída do reservatório de 606 metros m³/s para o patamar de 900 m³/s.

A Chefs ressalta que a “situação hidrológica no Rio Parnaíba é permanentemente monitorada”. Por isso, “pode alterar a vazão de acordo com a evolução nos índices pluviométricos ou com a necessidade de geração, conforme necessidade de geração de energia apresentada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)”.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: Chesf


∴ Compartilhar