24 de junho de 2026

Dengue: 83 cidades piauienses estão em estado de alerta para a doença

Compartilhe:

Larvas de Aedes aegypti – mosquito que transmite a dengue. (Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil)

Os municípios de Guadalupe, Jerumenha, Alvorada do Gurguéia, Fartura do Piauí e Marcos Parente são as cinco cidades piauienses com maior índice de infestação de Aedes aegypti.

De acordo com a  Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), 83 municípios estão em estado de alerta para a dengue e outros 24 possuem risco alto para a doença.

“Conseguimos esses números através dos nossos sistemas. Eles nos ajudam a planejar ações para o enfrentamento da doença. Por isso, pedimos aos gestores municipais, que mantenham os sistemas atualizados”, afirmou o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

Segundo os dados divulgados da 12ª Semana Epidemiológica, de janeiro a março deste ano foram registrados no Piauí 761 casos de dengue em 96 cidades. No ano passado, no mesmo período, foram registrados 262 casos da doença.

O estado do Piauí vem enfrentando uma epidemia de dengue, que teve um crescimento de 351,7% na incidência de casos.

Ações de combate

Entre as ações realizadas pela Sesapi para combater o Aedes Aegypti está à utilização do carro fumacê e a disponibilização do produto que mata a larva do mosquito, para os municípios através das regionais de saúde.

“Todos os nossos veículos utilizados como carro fumacê estão funcionando e à disposição das cidades, que fazem a solicitação e atendem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, as regionais também contam com o produto químico que ajuda a disseminar a larva, mas para a disponibilização precisamos está com os dados de cada município atualizado no sistema”, explica o superintendente.

O secretário Neris Júnior também lembra à população da necessidade de manter os cuidados em casa, para evitar a proliferação do Aedes Aegypti.

“É importante que todas as pessoas façam a sua parte também e mantenham os cuidados de limpeza contra a dengue, pois só assim é possível reduzir as chances de transmissão da doença. A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas”, enfatiza o gestor.

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: