6 de julho de 2025

COE Municipal afirma aumento de casos de Covid e emite recomendações para Teresina

Thálef Santos

Publicado em 09/06/2022 16:00

Compartilhe:

(Foto: Rodrigo Santana/Governo do Rio de Janeiro)

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) de Teresina alerta que os dados mais recentes sobre a Covid-19  mostram que o número de casos confirmados da doença vêm aumentando na capital piauiense. No entanto, até o momento, a crescente de casos não gerou mais hospitalizações e óbitos. Segundo o COE Municipal,  o número estável de internações e mortes é um “provável reflexo da imunização da população”.

“Em conjunção com a taxa de ocupação de leitos, esses parâmetros continuam indicando nível baixo de transmissão da Covid-19 na capital (que mantém a cidade na faixa verde), de acordo com os critérios do Centers for Disease Control and Prevention “, informa o órgão.

VEJA DADOS TERESINA AQUI!

Dados: divulgação/COE/FMS
Dados: divulgação/COE/FMS

Apesar de tranquilizar a população sobre o aumento de casos, o comitê lembra que o trânsito de pessoas entre as cidades, estados e países possibilita a alta circulação do vírus, que pode favorecer o surgimento de novas variantes, além de aumentar o exponencial do número de casos e a sobrecarga ao sistema de saúde.

“Além disso, a taxa de positividade dos exames diagnósticos verificada na última semana indica que a testagem está abaixo do recomendado”, afirma em nota.

(Foto: Agência Brasil)

RECOMENDAÇÕES COE MUNICIPAL

1 – É necessário:
– Testagem ampla de indivíduos com sintomas e de seus contatos (atualmente, todas as UBSs de Teresina estão aptas a proceder o atendimento e a testagem de pacientes com suspeita de COVID-19 / infecção pelo SARS-CoV-2);
– Isolamento de pacientes com COVID-19;
– Quarentena das pessoas que tiveram contato com pacientes com COVID-19;
– Atualização do cartão vacinal (3a e/ou 4a dose) dos grupos elegíveis.

2 – Mantém-se obrigatório o uso de máscaras por:
– Indivíduos com sintomas de COVID-19;
– Pessoas que tiveram contato próximo e recente com pacientes com COVID-19;
– Pessoas com teste positivo (ainda que sem sintomas).

3 – Em quaisquer ambientes, permanece recomendado o uso de máscaras por indivíduos com maior risco de sofrer formas graves de COVID-19, incluindo-se:
– Gestantes;
– Idosos;
– Portadores de doenças crônicas, dentre outras condições.

“Em suma, compreende-se o uso de máscaras em toda e qualquer situação em que o indivíduo prefira ou necessite utilizá-las, por qualquer motivo que seja”.

Na próxima sexta-feira (10), o COE-FMS-Teresina vai se reunir para reavaliar o cenário desta semana e, caso necessário, divulgar novas recomendações.

Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: