Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
A Câmara de Teresina amanheceu sob uma chuva de cinzas vinda da queima de pneus na Avenida Marechal Castelo Branco. Um grupo de carroceiros protestou contra o projeto de lei da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota) que planeja acabar com a exploração de animais usados para puxar as carroças. O protesto teve início por volta das 7h30 desta terça-feira (6) e bloqueou o trânsito na avenida com carroças, animais e queima de pneus.
A categoria afirma que a reivindicação pretende impedir o avanço do projeto de lei da vereadora, que segundo eles vai acabar com a profissão. Thanandra é protetora independente dos animais e pretende inibir o trabalho animal neste serviço. Em resposta ao manifesto, a vereadora gravou um vídeo que afirma que o projeto de lei prevê que os carroceiros vão deixar o serviço desde que tenham condições de trabalhar de outras formas.
“Todo carroceiro só vai deixar de utilizar o animal quando tiver a certeza de um serviço. Vão colocar na área da reciclagem ou será financiado o chamado ‘cavalo de lata’, enfim. Será condicionado a arrumar um emprego para cada carroceiro e tem até dois anos para ter o fim total (do trabalho de carroceiro). A Prefeitura terá que fazer projetos para qualificar as pessoas na reciclagem ou na CTA, enfim; terão que dar o serviço. Aí será com eles, um estudo deles, como vão poder ajudar, porque eu também não posso ditar como vai ser”, disse a vereadora.
A proposta determina que a Secretaria de Meio Ambiente (Seman) e o Centro de Zoonoses fiquem responsáveis pela reinserção da categoria em outros ramos profissionais. O texto também propõe a doação de outros veículos de carga semelhantes de baixo custo de manutenção que não utilizem animais de tração para os carroceiros cadastrados. A doação de veículos alternativos e a reinserção profissional devem acontecer no prazo estimado pela vereadora, de dois anos.
AO VIVO
Na Câmara dos vereadores, Thanandra Sarapatinhas acompanha a manifestação e demonstra indignação nas redes sociais. Ela afirma que enquanto tenta gerar um futuro melhor para pessoas e animais, os manifestantes ameaçam sua vida. A vereadora também se mostra preocuoada com o estado dos animais expostos ao Sol e o risco de atropelamento com a fuga de animais durante fogos de artifício disparados no local.
Atenção ao trânsito
No local há um grande grupo de carroceiros e pneus em chamas, além das carroças na pista e animais presos aos postes. O grupo está acompanhado do Corpo de Bombeiros, a postos para controlar as chamas caso necessário, e de uma equipe da Polícia Militar. Até o momento não há uma equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) para orientar o trânsito.
*Sob supervisão da jornalista Lucy Brandão.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar