8 de julho de 2025

IFPI lança edital de vestibular para ingresso em cursos superiores; inscrições em novembro

Redação

Publicado em 18/10/2022 15:25

Compartilhe:

Instituto Federal do Piauí (Foto: Jonas Carvalho/Portal ClubeNews)

Após 13 anos, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) retomará o vestibular como forma de ingresso em seus cursos superiores. A novidade foi anunciada, nesta terça-feira (18) durante solenidade na Reitoria da instituição e que marcou o lançamento do edital do Vestibular 2023. O edital traz a oferta de 2.265 vagas em 58 cursos de 17 campi.

Os cursos do IFPI são gratuitos e de três tipos: bacharelado, licenciatura e tecnologia. As oportunidades são para os cursos de Administração, Física, Matemática, Agroecologia, Química, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas, Processos Gerenciais, Zootecnia, Design de Moda, Gastronomia, Alimentos, Engenharia Mecânica, Geoprocessamento, Gestão de Recursos Humanos, Radiologia, Secretariado, Engenharia Civil, Informática e Agronomia.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas de 10 de novembro a 12 de dezembro, pela internet, no site https://selecao.ifpi.edu.br.

Antes, no período de 18 a 31 de outubro, os candidatos com renda familiar por pessoa igual ou inferior a R$ 1.818,00 e que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição para não pagar o valor de R$ 40,00.

Provas

Os candidatos inscritos irão realizar, no dia 15 de janeiro de 2023, uma prova objetiva e uma redação. A prova objetiva contará com 60 questões de múltipla escolha e considerará as competências e habilidades definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Já a prova de redação constará de produção de um texto, dissertativo-argumentativo, no gênero prosa. O resultado final será divulgado a partir do dia 13 de fevereiro de 2023.

Reserva de vagas 

O IFPI também reserva vagas para candidatos com deficiência e para quem cursou o ensino médio integralmente em escola pública. Vale ressaltar que, obrigatoriamente, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: