22 de julho de 2025

Sesapi orienta evitar aglomerações para conter avanço da Covid

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 28/11/2022 20:17

Compartilhe:

Superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, afirma que Sesapi monitora casos de síndrome gripal. (Foto: Ascom/Sesapi)

O superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), alertou para o aumento no número de casos positivos de Covid-19 no Piauí. Guimarães disse que aglomerações devem ser evitadas e convocou a população para completar o esquema vacinal.

Segundo o superintendente, as festividades da Copa do Mundo, e das festas de Natal e Ano Novo podem provocar em mais casos positivos da subviariante da Ômicron. Para reduzir o número de infectados, Herlon destacou a necessidade de manter as medidas básicas de higiene.

“As medidas preventivas são muito válidas nesse momento. Lavagem das mãos, utilização das máscaras e, principalmente, agora que estamos em um momento festivo. Estamos nos aproximando do Natal, festas de fim de ano. Então, é muito importante a adoção de medidas importantes, como não aglomerar-se, evitar ao máximo as aglomerações em locais fechados. Porque é exatamente nesses ambientes que há a circulação do vírus”, disse.

Herlon Guimarães explicou que as subvariantes surgem por conta da ausência do esquema vacinal completo.

“Os casos com subvariantes acontecem porque pegam pessoas desprevenidas. Infelizmente, ainda temos países que não iniciaram a vacinação. Por isso, existe o aparecimento das subvariantes. E nós vamos fazer a nossa parte, adotando as medidas de prevenção”, afirmou.

Covid-19 em alerta

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu novas recomendações aos governos estaduais e municipais, em boletim divulgado no sábado (26), diante do aumento de casos de Covid-19 no Brasil. Novas variantes da Ômicron foram identificadas e podem ser responsáveis por esse aumento. Os especialistas temem uma nova onda de infecções no país, que no dia 22 de novembro, registrou mais de 50 mil novos casos.

Dentre as medidas, o Comitê Científico orientou “renovar medidas legais que obriguem o uso de máscaras de boa qualidade em ambientes fechados ou com aglomerações”, como transporte público, academias de ginástica, restaurantes, cinemas, teatros, escolas e universidades.

Na última quarta-feira (23), o Comitê de Operações Emergenciais (COE) do Estado do Piauí também indiciou a volta do uso de máscara em ambientes fechados no estado, após constatar o aumento de 37% do número de casos da doença no estado.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: