
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), visitou na manhã desta segunda-feira (05), o Hospital Geral e Maternidade do Buenos Aires, parcialmente interditado pelo Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) desde a última quinta-feira (01). A interdição ética ocorreu, pois a unidade de saúde não apresentou soluções para sanar irregularidades, pondo em risco o tratamento de pacientes.
O gestor municipal procurou o diretor-geral da instituição, mas ele não estava presente. Segundo Dr. Pessoa, as mudanças devem ocorrem em três vertentes: a mudança no setor administrativo do Hospital e da Maternidade; aquisição de medicamentos e insumos e uma reforma na estrutura da unidade de saúde.
No entanto, o prefeito não apresentou nenhuma medida para promover tais mudanças e reclamou da inoperância dos seus assessores. “Eu passei para os meus assessores e eles não resolveram o problema. Não vou antecipar as decisões tomadas, mas já sabemos o que fazer”, disse.
Como primeira medida administrativa, Dr. Pessoa deve exonerar o diretor-geral do Hospital e Maternidade Buenos Aires nos próximos dias.
Entenda o caso
O Hospital Geral e Maternidade do Buenos Aires, na zona Norte de Teresina, sofreu interdição Ética Parcial do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) na manhã desta quinta-feira (01). A instituição foi alertada da possível medida desde a fiscalização realizada no dia 27 de outubro pelo CRM.
A medida foi tomada em reunião com a administração do hospital, conselheiros, a diretora de Assistência Hospitalar da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Clara Leal, e a secretária imediata do gabinete do prefeito, Dr. Pessoa, Andréia Lima de Sousa Pessoa.
A interdição acontece por tempo indeterminado e será revogada assim que as irregularidades forem sanadas.
MATÉRIAS RELACIONADAS
CRM faz interdição ética do Hospital do Buenos Aires e aponta falhas no atendimento
CRM e MPPI investigam morte de bebê em hospital; FMS cita gestação de risco e prematuridade extrema
Câmara Municipal de Teresina pode instaurar CPI para apurar situação do Hospital do Buenos Aires
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram