
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
O Centro Social Padre Arrupe é uma instituição que promove assistência a idosos por meio de atividades físicas, coral e doações de alimentos. A casa de acolhimento foi escolhida para participar desta edição da Campanha Prato Cheio – Alimente a Esperança, organizada pela Rede Clube.
Mais que este serviço, a entidade desperta a vontade de viver nos idosos em situação de vulnerabilidade social. É o caso de Dona Luísa que, apesar de ter família, permanece em casa sozinha na maior parte do tempo.
“No Centro eu faço educação física e outras atividades. Eu estou achando muito bom, porque saio de casa e fico na companhia de outras pessoas”, disse.
Por falar em atividade física, o Sr. Angelino Pinto elogia o serviço prestado pela instituição. Ele afirma que se sente muito feliz por fazer parte do Centro Social Padre Arrupe.
“A atividade aqui é muito boa. No dia em que eu não venho, eu não me sinto bem. Eu estou feliz aqui e vou continuar mudando a minha vida”, comentou.
O responsável por garantir mais saúde e qualidade de vida aos idosos é o professor de ginástica Marcos Handeney, que enaltece o quanto é gratificante trabalhar na instituição.
“O amor à profissão fica ainda maior quando trabalho para os idosos. Vejo a realização e o reconhecimento do meu trabalho ao perceber que eles estão bem. Muitos já vieram até mim para dizer que melhoraram de alguma dor ou conseguem se equilibrar melhor. Tudo isso é um fator de sucesso para eles e para mim também”, pontuou.
CENTRO SOCIAL PADRE ARRUPE
A instituição, fundada por padres jesuítas em 1966, está localizada no bairro Vermelha, zona Sul de Teresina, tem como missão garantir a saúde, o bem-estar e acolhimento social aos idosos por meio de uma diversidade de serviços.
O Centro Social Padre Arrupe é uma entidade filantrópica mantida por doações. Todas as atividades são gratuitas, mas é preciso passar por um processo seletivo para ingressar no grupo. Atualmente, o local acolhe 455 idosos de 99 bairros da capital piauiense e também da zona rural.
Patrício Guilherme, coordenador da instituição, reforça a gratuidade dos serviços e a necessidade de receber doações constantemente para a manutenção do projeto.
“Não cobramos nada para os idosos estarem aqui. Qualquer doação que seja feita, seja por pessoa física ou jurídica, é de uso para todas as pessoas que estão no Centro Social”, ressaltou.
TRANSFORMANDO VIDAS
Dona Maria José Bandeira é uma das idosas que faz parte do Centro Social Padre Arrupe. A aposentada diz que os serviços da instituição fortalecem a saúde e os laços afetivos.
“Minha vida mudou! A saúde melhorou e eu posso me socializar com outras pessoas. Além disso, a equipe de funcionários sempre me recebe muito bem”, destacou.
Receber os alimentos da Campanha Prato Cheio vai ser mais uma forma de garantir a prestação dessas atividades. Mais que alimentar os idosos, as doações vão nutrir o sentimento de união entre todos os membros da entidade.
“As arrecadações serão bem-vindas, tanto de forma coletiva como individualmente, pois temos idosos que passam mais necessidades. Isso vai ajudar o projeto a permanecer de pé”, finalizou.
CAMPANHA PRATO CHEIO
A Campanha ‘Prato Cheio – Alimente a Esperança’ é promovida pela Rede Clube com o propósito de despertar a solidariedade do público para arrecadar e doar alimentos e cestas básicas a moradores de regiões carentes do Piauí. Nove instituições de todo o estado vão ser contempladas com as doações.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Saiba onde doar para a Campanha Prato Cheio da TV Clube
Confira a lista de instituições selecionadas para a Campanha Prato Cheio
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram