8 de julho de 2025

Prato Cheio: projeto ajuda famílias carentes da Vila Irmã Dulce

Emanuel Pereira

Publicado em 13/12/2022 16:45

Compartilhe:

Projeto Mais Amor (Foto: Prato Cheio/TV Clube)

Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br

O Projeto Mais Amor é uma instituição que presta assistência às famílias carentes do bairro Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina, especialmente no que diz respeito à alimentação. Por este trabalho, a entidade foi escolhida para participar da Campanha Prato Cheio – Alimente a Esperança, da Rede Clube.

Uma das beneficiadas é a família da dona Ligiane Cristina, que está desempregada e mora com os cinco filhos em uma casa de taipa. Dentre todas as dificuldades, ela afirma que a mais desafiadora é ter acesso à alimentação.

“A gente faz tudo o que pode com o pouco de dinheiro que temos e ainda recebemos ajuda, mas não é suficiente. Como mãe, fico com o coração partido, porque meus filhos pedem alguma coisa e não tenho como comprar”, lamentou.

A situação de dona Ligiane só não é mais grave porque nas quartas-feiras ela recebe alimentos doados pelo Projeto Mais Amor.

Dona Ligiane vive nesta casa com os cinco filhos (Foto: Prato Cheio/TV Clube)

TRABALHO VOLUNTÁRIO

Todos os dias, diversas pessoas distribuem sacolas de frutas, verduras e legumes para saciar a fome de mais de duas mil famílias em situação de pobreza.

Dona Rosa é uma das voluntárias do projeto e descreve o quanto é gratificante doar alimentos. Para ela, é importante ter empatia, principalmente em um período tão difícil causado pela pandemia da Covid-19.

“Eu gosto muito de ajudar e, quando nos colocamos no lugar de outras pessoas, a gente percebe que é um momento muito difícil para elas. E não falo apenas de alimentos, mas também de amor e carinho”, disse.

Dona Rosa é voluntária do projeto (Foto: Prato Cheio/TV Clube)

A FOME BATE À PORTA

Mais de 33 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar. No Piauí, cerca de 239 mil famílias piauienses vivem com pouco mais de R$ 89,00 por mês.

Diante desta situação, a coordenadora da entidade, Francisca Moura, ressalta a importância do trabalho voluntário para amenizar a fome de tantas famílias, especialmente as que são chefiadas por mulheres.

“Atualmente, a fome bate recorde em quase todas as casas no Piauí. Nós, do Mais Amor, procuramos atender principalmente famílias com mães solteiras e, assim, transformamos a vida de muita gente”, destacou.

A fome atinge 239 mil famílias piauienses (Foto: Prato Cheio/TV Clube)

O AMOR TRANSFORMA VIDAS

Cada beneficiado leva uma sacola cheia de frutas, verduras, legumes e do amor de quem faz este projeto acontecer.

Neste Natal, as doações da Campanha Prato Cheio vão garantir comida na mesa de muitas famílias carentes. Emocionada, a coordenadora do Projeto Mais Amor enaltece a importância de ajudar ao próximo.

“Eu costumo dizer que quem não nasceu para servir não serve para viver. Para nós, é gratificante fazer este trabalho”, disse Francisca Moura.

Ação voluntária do Projeto Mais Amor (Foto: Prato Cheio/TV Clube)

CAMPANHA PRATO CHEIO

A Campanha ‘Prato Cheio – Alimente a Esperança’  é promovida pela Rede Clube com o propósito de despertar a solidariedade do público para arrecadar e doar alimentos e cestas básicas a moradores de regiões carentes do Piauí. Nove instituições de todo o estado vão ser contempladas com as doações.

Projeto Mais Amor (Foto: Prato Cheio/TV Clube)

MATÉRIAS RELACIONADAS

Saiba onde doar para a Campanha Prato Cheio da TV Clube

Confira a lista de instituições selecionadas para a Campanha Prato Cheio

*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram

 

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias