
Jonas Carvalho*
jonascarvalho@tvclube.com.br
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou o senador eleito, Wellington Dias (PT-PI), na manhã desta quinta-feira (22), como o próximo ministro do Desenvolvimento Social. Além do parlamentar piauiense, também foram anunciados os nomes dos novos ministros que irão compor o novo governo a partir de 2023.
“Tem duas coisas importantes no Piauí: foi o estado que começamos o combate à fome, que foi na cidade de Guaribas, e o estado que nos deu mais votos. Então, isso foi merecidamente”, disse Lula.
Wellington Dias venceu a concorrência da senadora e ex-candidata à presidência, Simone Tebet (MDB), que era cotada para a pasta. O nome do ex-governador do Piauí também chegou a ser cotado para o Ministério da Economia e para a Casa Civil. Dias integrou a equipe de coordenação de campanha de Lula.
Ao longo das últimas semanas, Wellington Dias ganhou destaque no cenário nacional após liderar as conversas junto ao Congresso para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, também conhecida como PEC Fura-teto.
O texto foi aprovado no Senado e na Câmara após a articulação do petista e membros da base de Lula com os líderes congressistas. A aprovação da matéria é considerada a primeira vitória do Governo, que vai assumir em 2023.
Além disso, Wellington Dias integrou a equipe de coordenação da campanha de Lula. Ele organizou os atos políticos do presidente no Piauí ao longo do período eleitoral.
Confira a lista completa dos ministros anunciados:
– Ministério das Relações Institucionais: Alexandre Padilha;
– Secretaria Geral da Presidência da República: Márcio Macedo;
– Advocacia-geral da União: Jorge Messias;
– Ministério da Saúde: Nísia Trindade;
– Ministério da Educação: Camilo Santana;
– Ministério de Gestão: Esther Dweck;
– Ministério de Portos e Aeroportos: Márcio França;
– Ministério de Ciência e Tecnologia: Luciana Santos;
– Ministra da Mulher: Aparecida Gonçalves;
– Ministério do Desenvolvimento Social: Wellington Dias;
– Ministério da Cultura: Margarete Menezes;
– Ministério do Trabalho: Luiz Marinho;
– Ministério da Igualdade Racial: Aniele Franco;
– Ministério dos Direitos Humanos: Sílvio Almeida;
– Ministério da Indústria e Comércio: Geraldo Alckmin.
Biografia de Wellington Dias
José Wellington Dias Barroso de Araújo Dias possui 60 anos, é natural de Oeiras, tem graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e especialização em Políticas Públicas e Governo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Já foi vereador, deputado estadual, deputado federal, senador e governador do Piauí por quatro mandatos. O nome de Wellington Dias foi homologado em convenção realizada no dia 16 de julho, em Teresina.
LEIA TAMBÉM:
De ex-governador a senador: veja os piauienses que chegaram ao cargo de Ministro de Estado
* Sob revisão da jornalista Carlienne Carpaso
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.