29 de julho de 2025

Deputados aguardam posse na Alepi para assumir secretarias do Governo

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 20/01/2023 11:30

Compartilhe:

(Foto: montagem/ Anna Penafiel/ TV Clube)

Os seis deputados estaduais anunciados pelo governador Rafael Fonteles (PT-PI) para compor as secretarias do Governo aguardam tomar posse na Assembleia Legislativa do Piauí para assumir as pastas no Poder Executivo. Os parlamentares foram eleitos no pleito de outubro de 2022 e, logo após as eleições, foram convocados por Fonteles para integrar a gestão. Até o momento, os parlamentares só foram diplomados. A posse está marcada para o dia 1º de fevereiro.

Ao portal ClubeNews, na quarta-feira (18), o Governo do Estado explicou que os deputados eleitos devem, primeiro, tomar posse na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para, então, pedir licença do mandato e assumir a pasta indicada. Caso contrário, o parlamentar pode perder a cadeira na Casa.

Os deputados estaduais e federais do Piauí (incluindo suplentes) foram diplomados no dia 16 de dezembro, na antiga sede Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), zona Norte de Teresina. A cerimônia atesta que os empossados foram efetivamente eleitos e estão aptos a tomar posse em seus respectivos cargos.

Cargos temporários

Enquanto isso, o governador Rafael Fonteles nomeou nomes temporários para chefiar as pastas neste mês de janeiro. A posse dos deputados está marcada para o dia 1º de fevereiro, na Alepi. No entanto, o pedido de licença da Casa só deverá ser protocolado a partir do dia 2 de fevereiro, após a participação em solenidades oficiais, conforme consta na Constituição Estadual.

A tradicional foto oficial dos deputados será feita no dia 2 de fevereiro, às 10 horas, na Avenida Marechal Castelo Branco, após a revista à tropa da Polícia Militar do Piauí. Às 11 horas, acontecerá a instalação da 1ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, com a leitura da Mensagem do Governador, no plenário da Alepi. Para isso, é aguardada a presença dos 30 eleitos ao Legislativo.

No dia 5 de janeiro, o Governo do Estado empossou os secretários que vão compor a gestão a partir de 2023. Os nomes foram anunciados desde o mês de novembro de 2022, após o segundo turno das eleições, por meio do Twitter.

Veja a composição temporária das secretarias do Governo:

Secretaria

Interino

Titular

Desenvolvimento Econômico Deusval Lacerda Janaínna Marques (PT)
Infraestrutura Roselyne Barros Flávio Nogueira Júnior (PT)
Justiça Heitor Gonçalves Coronel Carlos Augusto (MDB)
Agronegócio e Empreendedorismo Rural Tatiana Carneiro Fábio Xavier (PT)
Irrigação e Infraestrutura Gustavo Sousa Firmino Paulo (PT)
Turismo Marcelo Rodrigues Pablo Santos (MDB)

LEIA TAMBÉM:

Após anúncio de Rafael Fonteles, três suplentes vão assumir mandato na Alepi; veja nomes

Mais três suplentes vão assumir mandato na Assembleia Legislativa em 2023; veja lista

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: