
O vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (sem partido), protocolou nesta quinta-feira (26) na Câmara Municipal de Teresina, um documento com denúncias que apontam irregularidades, envolvendo a Fundação Municipal de Saúde (FMS). Conforme a denúncia, a FMS gastou R$ 83 milhões sem esclarecer o destino do dinheiro.
Robert Rios se reuniu com os vereadores da capital, na sala da presidência, para apresentar a denúncia. De acordo com ele, o documento será protoclado no Ministério Público do Piauí (MP-PI).
“Não tinha medicamento, não tinha remédio, um hospital como o HUT faltavam gaze, soro. Tinha problemas gravíssimos, era muito dinheiro gasto e não tinha remédio nenhum no sistema. Na Fundação Municipal de Saúde, foram R$ 83 milhões de reais gastos sem nenhum empenho”, conta.
Em 2022, a Secretaria de Finanças realizou uma auditoria nas contas da FMS após as denúncias de falta de insumos nos hospitais da cidade.
Segundo o vice-prefeito, o relatório final contendo as irregularidades foi apresentado ao prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) no dia 30 de dezembro. Segundo Robert Rios, não foram tomadas providências por parte do Poder Executivo para solucionar a situação.
“Essa auditoria foi feita no ano passado (2022), foi entregue ao prefeito e pedimos providências, porém as providências não foram feitas. Quem determinou essa auditoria fui eu e feita pelo procurador-geral do município. A auditoria apontou gravíssimas distorções e ele não tomou nenhuma providência, certo? Eu queria que o Prefeito tivesse tomado as providências. Como ele não tomou, eu estou publicamente dizendo o que aconteceu até para que eu saia da reta”, declarou o vice-prefeito.
O presidente da Câmara, vereador Enzo Samuel (PDT), disse que o convite tem caráter informal, já que a Casa está no período de recesso parlamentar e o regimento interno não permite a convocação de representantes do Poder Executivo. Na ocasião, Robert Rios protocolou um documento, contendo as denúncias realizadas contra a atual administração.
“Hoje acontecerá algo mais informal. Como ele vai protocolar, nós vamos receber e avaliar essa documentação e escutar ele para que ele possa explicar. Todo vereador tem essa responsabilidade de analisar, primeiro, averiguar. Será uma decisão em colegiado. Iremos escutar todos os vereadores”, disse o presidente.

Mesmo após o rompimento das relações entre os dois políticos, Robert Rios permanece como vice-prefeito de Teresina até o dia 31 de dezembro de 2024. Ele foi eleito para o cargo em 2020, na chapa encabeçada por Dr. Pessoa.
Ministério Público
O vereador Ismael Silva (PSD) acionou o Ministério Público do Piauí (MP-PI) para que o vice-prefeito de Teresina seja convocado a prestar esclarecimentos. Segundo o parlamentar, caberá ao órgão ministerial analisar se houve condutas ilegais por parte de gestores de pastas da PMT e se o prefeito tinha conhecimento dessas ações.
“Havendo, por exemplo, a anuência, a concordância do gestor em relação aos atos praticados na gestão, ele é partícipe de qualquer conduta criminosa que tenha ocorrido dentro da gestão. Então é responsabilidade dele. Nós acionamos o Ministério Público para que convoque o vice-prefeito, que ele esclareça, traga à tona quais são esses gestores, que decline os nomes e quais foram os atos ilegais cometidos durante a gestão”, declarou.
Família no Poder
João Duarte, filho do prefeito de Teresina, comanda a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) , que está responsável por todas as obras de Teresina, além da bilhetagem eletrônica, iluminação pública, regularização fundiária e asfaltamento.
Bruno Migliano Pessoa, – sobrinho do Dr. Pessoa, é superintendente municipal de transportes e trânsito.
André Lopes, genro do Dr. Pessoa, é secretário de governo.
O que diz o Dr. Pessoa?
Por volta das 13h30, o prefeito Dr. Pessoa emitiu uma nota sobre as declarações do vice-prefeito de Teresina. Na nota, Dr. Pessoa lamentou a situação e afirmou que “Robert Rios é independente em suas ações e declarações e desconhece qualquer tipo de desvio de conduta por parte de seus auxiliares”.
Leia a nota na íntegra
O prefeito de Teresina, doutor Pessoa lamenta as declarações do vice-prefeito, Robert Rios Magalhães, divulgadas nesta quarta-feira (25), em redes sociais e na imprensa.
Doutor Pessoa ressalta que Robert Rios é independente em suas ações e declarações e desconhece qualquer tipo de desvio de conduta por parte de seus auxiliares.
O prefeito agradece à parceira dispensada pelo vice durante a campanha eleitoral e nos últimos dois anos de gestão, enquanto secretário de Finanças e vice-prefeito, desejando sucesso em sua jornada.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.