Piauienses estão entre os mortos da tragédia provocada por um temporal que atingiu o Litoral Norte do estado de São Paulo entres os dias 17, 18 e 19 de fevereiro. Duas pessoas são de São Braz do Piauí e três pessoas, de São Pedro do Piauí.
Tio e sobrinha, identificados como Ariosvaldo Paes Landim, de 46 anos e Beatriz Farias Macedo de 26, naturais de São Braz do Piauí, distante cerca de 556 km de Teresina, estão entre os mortos soterrados.
De acordo com familiares, eles moravam no mesmo bairro, mas em casas diferentes. Beatriz, que estava grávida de três meses, estava em casa com o esposo quando a água invadiu o local e uma barreira acabou descendo e atingido o casal.
Já o tio dela, estava em outra residência com irmãos e cunhados. Todos teriam conseguido sair a tempo, mas ele voltou para pegar um objeto do sobrinho, foi quando a barreira desceu e soterrou a vítima. Além de Ariosvaldo e Beatriz, outras três pessoas da família ficaram feridos e foram identificados como Maria Socorro, Neide e Valter.
A prefeitura municipal de São Braz do Piauí divulgou nota se solidarizando com os familiares das vítimas.
Outros três piauienses da mesma família e naturais de São Pedro do Piauí, a 110 km de da capital também estão entre os mortos soterrados e mais três continuam desaparecidos na cidade de São Sebastião (SP).
Segundo o irmão das vítimas que está no Piauí, os familiares morreram após a queda de um barranco sobre a casa deles na localidade Barra do Saí. Dentre os mortos foram identificados o casal Maria dos Santos Gomes da Conceição e Adriel de Sousa Costa, e o filho deles Adrian José da Conceição Costa de 11 anos.
Estão desaparecidos Mariely da Cruz da Conceição Costa, de 15 anos, que também é filha do casal e Rafael Nunes de Oliveira e Keyson Raniery Rios Silva. Já Ana Cristina da Conceição Silva e Alife Miguel da Conceição Costa, de 2 anos foram resgatados com vida.
O secretário de comunicação do Piauí, Mussoline Guedes afirmou que as secretárias de Segurança, Saúde, Assistência Social e de Governo vão tomar medidas para o traslado dos corpos para o Piauí e providenciar toda a assistência necessária às famílias.
Além disso, ele destacou que Corpo de Bombeiros e o Gabinete Militar também foram acionados para o caso.
Vítimas de São Pedro do Piauí:
Adrian José da Conceição Costa (encontrado sem vida)
Maria dos Santos Gomes da Conceição (encontrado sem vida)
Adriel de Sousa Costa (encontrado sem vida)
Mariely da Cruz da Conceição Costa (desaparecida)
Keyson Raniery Rios Silva (desaparecido)
Rafael Nunes de Oliveira (desaparecido)
Ana Cristina da Conceição Silva (ferida)
Alife Miguel da Conceição Costa (ferido)
Vítimas de São Braz do Piauí:
Ariosvaldo Paes Landim (encontrado sem vida)
e Beatriz Farias Macedo (encontrada sem vida)
Maria Socorro (ferida)
Neide (ferida)
Valter (ferido)
Entenda o caso:
As chuvas que caíram em entre sexta-feira (18) e sábado (19) no Litoral Norte de São Paulo foram as maiores registradas em 24 horas na história do país. O maior temporal deixou pelo menos 37 mortos, sendo 36 em São Sebastião e um em Ubatuba.
Além disso, 1.730 pessoas estão desalojados, 766 desabrigados e 40 desaparecidos. São Paulo decretou estado de calamidade em seis cidades e luto oficial de três dias.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.