Carlienne Carpaso e Isadora Cavalcante
isadora.cavalcante@tvclube.com.br
“Deus salvou. É a nossa herança”, diz a avó de Alef Miguel, de 2 anos, resgatado com vida dos escombros após a casa onde ele morava com os pais desabar durante fortes chuvas em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.
O vídeo acima, que mostra a criança no hospital brincando com um dinossauro, foi compartilhada pela família: “um milagre”. O menino é filho do casal de piauienses, Adriel de Sousa e Maria dos Santos, que morreram durante o desastre.
Alef continua internado no hospital da cidade de Caraguatatuba (SP) e o quadro de saúde é considerado estável. “Vou criar o meu neto, é uma herança do pai e da mãe dele”, disse Maria de Jesus Conceição Silva, que também fala da saudade e do sonho da filha que saiu de São Pedro do Piauí para conseguir uma “vida financeiramente melhor” no estado de São Paulo.
Maria de Jesus tem três filhos e nove netos em São Paulo. “A Maria dos Santos estava há cinco anos em São Paulo, caçando a melhoria de vida para ela e para os filhos, sempre foi o sonho dela ter o melhor para eles. Eu digo que o suor da mãe e do pai é o meu neto, que eu vou criar ele com os poderes de Deus”
Ao Portal ClubeNews, a tia da criança, Rita, comentou que ele está “esperto”, brinca e reage aos estímulos de familiares.
Em vídeo divulgado pela tia, a criança aparece brincando com alguns dinossauros de brinquedo e até conversa com familiar que registra o momento. No registro, o rosto de Alef ainda aparece inchado e com alguns arranhões.
Piauienses envolvidos
A família de duas piauienses, que são irmãs, estão entre os mortos da tragédia provocada por um temporal que atingiu o Litoral Norte do estado de São Paulo entres os dias 17, 18 e 19 de fevereiro.
Até o momento, existe a confirmação de quatro pessoas mortas, três da mesma família, natural de São Pedro do Piauí. Um homem natural de São Braz do Piauí também morreu. Outras pessoas estão desaparecidas.
O casal Adriel de Sousa Costa e Maria dos Santos Gomes da Conceição estão entre as vítimas das fortes chuvas no Litoral Norte de São Paulo.
Uma filha do casal, de 15 anos, e dois sobrinhos, um deles Rafael Nunes de Oliveira, de 25 anos, e Adrian, de 11 anos, continuam desaparecidos.
Além da criança de 2 anos, ficou ferida também Ana Cristina da Conceição Silva (irmã de Maria). Ana Cristina foi resgatada com vida.
Segundo Francisco José Gomes da Silva, irmão de Maria dos Santos Gomes da Conceição, as vítimas estavam na mesma casa em Barra do Sahy quando o deslizamento de terra atingiu o imóvel.
CHUVAS EM SÃO PAULO
As chuvas entre sexta-feira (18) e sábado (19) no Litoral Norte de São Paulo foram as maiores registradas em 24 horas na história do país. O maior temporal deixou pelo menos 37 mortos, sendo 36 em São Sebastião e um em Ubatuba.
Além disso, 1.730 pessoas estão desalojados, 766 desabrigados e 40 desaparecidos. São Paulo decretou estado de calamidade em seis cidades e luto oficial de três dias.
Nesta quarta-feira (22), as buscas por desaparecidos continuam em São Sebastião. 49 pessoas ainda não foram encontradas.
TRANSLADO DOS CORPOS
O Governo do Estado do Piauí informou que o translado dos corpos dos piauienses mortos nos deslizamentos de terra provocados pelo temporal em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, já iniciou. “Os corpos encontrados devem chegar a Teresina nos próximos dias, após a liberação pelo Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo”.
“Eu estou passando por um momento muito ruim. Eu tenho a fé em Deus para que coloquem pelo menos os ossos dentro do caixão. Mas eu quero eles enterrados perto de mim”, disse a avó e mãe das vítimas.
O Governo ressaltou que “já foram localizados e identificados os corpos de quatro piauienses – um de São Braz do Piauí e outras três de uma mesma família de São Pedro do Piauí. Há ainda outras quatro desaparecidas, sendo uma de São Braz e outras três de São Pedro”.
O Gabinete Militar informou nesta quarta-feira (22) que duas aeronaves foram designadas para trazer a família e os corpos das três vítimas de São Pedro do Piauí.
“Às 12h desta quarta-feira (22) uma aeronave decola de Teresina para buscar os familiares para participarem desse momento de despedida. Outra aeronave já foi contratada em São Paulo para trazer os corpos. Estamos aguardando todo o processo de liberação dos corpos”, explica o secretário-chefe do Gabinete Militar, capitão João Ricardo.
Segundo João Ricardo, o translado do corpo do piauiense natural de São Braz do Piauí já foi providenciado pela prefeitura do município.
LEIA MAIS:
Rafael Fonteles diz que Governo vai fazer translado dos corpos de piauienses que morreram em SP
Piauienses estão entre os mortos soterrados da tragédia no Litoral de São Paulo
Piauiense que sobreviveu desabamento de casa relata momentos de terror em São Paulo
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.