
O ex-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, presta esclarecimentos à Comissão Especial de vereadores, nesta segunda-feira (27), na Câmara de Teresina. Além dele, também serão ouvidos os ex-diretores Finceiro, Karla Lopes, e de Recursos Humanos da FMS, Franklin Pessoa. A comissão apura as denúncias de irregularidades em contratos e folhas de pagamento da FMS.
A sessão deu início às 9h, com a presença de apenas oito dos 29 parlamentares da CMT. A presença de Gilberto Albuquerque nas rodadas de oitivas da Câmara era uma das mais aguardadas, já que o médico comandou a FMS entre janeiro de 2021 e dezembro de 2022.
Albuquerque foi um dos citados pelo vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (sem partido), durante depoimento sobre as possíveis irregularidades na folha de pagamentos da FMS.
Como parte do protocolo, os nomes ouvidos no Plenário fizeram uma breve apresentação e, logo após, responderam aos questionamentos dos vereadores. Albuquerque fez um balanço da gestão durante o período à frente da FMS
“Cumprimos a nossa tarefa, fizemos o nosso dever. A saúde é dinâmica, 24h por dia e em todas as horas”, pontuou.
Sobre as auditorias, Albuquerque rebateu: “independente dessas auditorias, quando chegamos em 2021, fizemos um levantamento e esses problemas eram os mesmos da auditoria. Aquilo que foi possível, foi feito. Dr. Lobão passou lá por 2012 e mesmo assim não conseguiu resolver”
“Sobre a presença dos servidores, criamos uma comissão para conferir as escalas. Tivemos limitações quando tivemos o segundo pico da covid, e isso impossibilitou”
FOLHA DE PAGAMENTO
O ex-controlador geral de Teresina, Ricardo Teixeira, disse que a Procuradoria Geral do Município (PGM) apontou divergências quanto ao pagamento de valores referentes aos plantões cumpridos por médicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Ricardo Teixeira foi sabatinado pela Comissão Especial de vereadores, nesta quinta-feira (23), na Câmara Municipal.
Em 2022, a PGM realizou uma auditoria nas contas da FMS analisando a folha de pagamentos do órgão, os contratos de terceirização dos servidores e o processo de aquisição de medicamentos.
LEIA MAIS:
VICE-PREFEITO: Robert Rios denuncia pagamentos irregulares na FMS e expõe áudio de servidor
PRORROGAÇÃO: Comissão da PMT terá mais 15 dias para concluir auditoria na FMS após denúncias de irregularidades
AUXÍLIO: TCE vai apurar denúncias de pagamentos pela FMS e acompanhar oitivas na CMT
DIVERGÊNCIAS: Ex-controlador de Teresina diz que auditoria apontou divergências na folha de pagamento da FMS
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.