Delegado detalha roubo de avião monomotor em Teresina

O filho do piloto teve participação decisiva na ação criminosa

Operação Cessna – Foto: PCPI

Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br

O coordenador do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), delegado Charles Pessoa, detalhou como aconteceu o roubo do avião monomotor, no dia 14 de janeiro, no Clube de Ultraleves do Piauí.

Nesta quinta-feira (16), foi deflagrada a Operação Cessna, com o propósito de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão referentes à ação criminosa.

Nessa primeira fase, 17 pessoas foram presas, inclusive o filho do piloto que prestava serviço ao médico e proprietário do avião. O suspeito teria recebido o valor de R$ 100 mil para monitorar a aeronave e dar detalhes à organização criminosa.

O delegado afirma que os ele e a esposa foram peças fundamentais durante a ação. O casal foi preso. Já o piloto, segundo a polícia, não tem nenhuma participação com o crime.

“A investigação não identificou nenhuma ligação do piloto com o crime, mas a participação da esposa (do filho) e do filho foi crucial para o roubo acontecer. O filho repassou todas as informações relacionadas ao monomotor à organização criminosa”, disse.

A operação prendeu 17 suspeitos nos estados do Piauí, Maranhão, Pernambuco e Mato Grosso. Segundo o coordenador, a investigação encontrou quatro núcleos responsáveis por arquitetar o roubo do avião, de modo que um deles foi localizado em Teresina.

“Esse grupo da capital foi responsável por toda a logística e execução do crime. Ao todo, oito pessoas foram presas, todas com antecedentes criminais. Alguns dos suspeitos integram uma organização criminosa responsável pelo roubo de cargas no Piauí, Maranhão e Ceará, além de roubar veículos e traficar drogas”, destacou.

DESTINO DA AERONAVE

Charles Pessoa revela que, a princípio, os criminosos roubariam uma aeronave no estado de Alagoas, mas decidiram cometer o crime na capital piauiense por questões econômicas.

Após o roubo, o monomotor foi levado ao Maranhão para ser adulterado e mudar a capacidade de armazenar combustível. Em seguida, os suspeitos receberiam apoio de outro grupo criminoso para abastecer a aeronave no Mato Grosso.

O destino seria a Bolívia.

“O propósito era usar o avião monomotor para o tráfico internacional de drogas”, concluiu.

Avião monomotor – Cessna 206 PT-DQF é roubado de aeroclube em Teresina. (Foto: Reprodução)

CUMPRIMENTO DE MANDADOS

– Em Teresina, foram cumpridos oito mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão “em desfavor de investigados ligados ao grupo criminoso responsável pela execução do roubo praticado mediante concurso de pessoas, uso de arma de fogo e restrição da liberdade”.

– No Estado do Pernambuco foi cumprido um mandado de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão em desfavor do investigado que alugou o veículo utilizado na ação criminosa.

– No Estado do Maranhão foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca apreensão nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Araguanã.

Os suspeitos do Maranhão seriam “responsáveis pela aquisição de armamentos, gerenciamento financeiro e logístico da ação criminosa, adulteração da aeronave roubada e aquisição de combustível de aviação. Os investigados da grande São Luís possuem vínculo com o Aeroporto Coronel Alexandre Raposo (Aeroporto de Paço do Lumiar/MA)”.

– Já no Estado do Mato Grosso foi cumprido um mandado de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão “em face de investigados responsáveis pela logística que seria utilizada para o reabastecimento da aeronave roubada em uma pista clandestina na zona rural do Município de Juara/MT, na região noroeste mato-grossense conhecida como Vale do Arinos”.

LEIA MAIS 

ROTA: Cartel boliviano pode estar envolvido no roubo de aeronave no Piauí para tráfico internacional

LOCALIZADO: Polícia confirma que avião que caiu no Mato Grosso é do médico piauiense

TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS:  PF cumpre mandados no Piauí após roubo de avião em Teresina

*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar