Médico perdeu controle do avião após ser atingido por peça na cabeça, diz familiares

A peça atingiu a cabeça da vítima, que ficou atordoada e perdeu o controle da aeronave

Neurologista Jacinto Lay (Foto: Redes Sociais)

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

O médico Jacinto Lay Chaves perdeu o controle da aeronave que pilotava após uma peça se desprender de uma das janelas e atingi-lo na cabeça durante um voo entre as cidades de Teresina (PI) e Timon (MA) no último domingo (26). A informação foi confirmada à TV Clube pelos familiares do médico.

A queda da peça o deixou atordoado durante o voo provocando a queda da aeronave, que teria acontecido logo após a decolagem em baixa altitude.

Jacinto Lay continua internada em um hospital particular de Teresina e apresenta quadro de saúde estável.

No sábado (25), o médico decolou de um aeroclube na margem da Caçimba Velha, em Teresina, com destino à fazenda de propriedade dele na zona rural de Timon (MA) para comemorar o aniversário da mãe. O voo de retorno começou no domingo às 16h30, mas foi interrompido pelo acidente.

Nenhum órgão oficial de resgate foi acionado. Jacinto foi socorrido pelos próprios familiares. Os exames apontaram sinais vitais estáveis e apenas uma fratura no tornozelo.

Ele foi operado e apresenta quadro clínico estável. Os familiares não confirmaram se a aeronave é a mesma que foi roubada no dia 14 de janeiro, recuperada no estado do Maro Grosso oito dias após o roubo.

Avião roubado em Teresina caiu em Mato Grosso – Foto: PCPI

O ROUBO DO AVIÃO

O roubo da aeronave foi investigado na Operação Cessna, pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO). Um dos presos envolvidos no roubo foi o filho do piloto que prestava serviço ao médico e proprietário do avião. O suspeito teria recebido o valor de R$ 100 mil para monitorar a aeronave e dar detalhes à organização criminosa.

O delegado Charles Pessoa afirma que os ele e a esposa foram peças fundamentais durante a ação. O casal foi preso. Já o piloto, segundo a polícia, não tem nenhuma participação com o crime.

“A investigação não identificou nenhuma ligação do piloto com o crime, mas a participação da esposa (do filho) e do filho foi crucial para o roubo acontecer. O filho repassou todas as informações relacionadas ao monomotor à organização criminosa”, disse.

A operação prendeu 17 suspeitos nos estados do Piauí, Maranhão, Pernambuco e Mato Grosso. Segundo o coordenador, a investigação encontrou quatro núcleos responsáveis por arquitetar o roubo do avião, de modo que um deles foi localizado em Teresina.

Avião recuperado no Mato Grosso
(Foto: Redes Sociais)

TRÁFICO INTERNACIONAL

Após o roubo, o monomotor foi levado ao Maranhão para ser adulterado e mudar a capacidade de armazenar combustível. Em seguida, os suspeitos receberiam apoio de outro grupo criminoso para abastecer a aeronave no Mato Grosso. O destino seria a Bolívia. “O propósito era usar o avião monomotor para o tráfico internacional de drogas”, concluiu o delegado.

LEIA MAIS 

OPERAÇÃO CESSNA: Delegado detalha roubo de avião monomotor em Teresina

ROTA: Cartel boliviano pode estar envolvido no roubo de aeronave no Piauí para tráfico internacional

LOCALIZADO: Polícia confirma que avião que caiu no Mato Grosso é do médico piauiense

TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS:  PF cumpre mandados no Piauí após roubo de avião em Teresina

*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar