Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
O cotidiano do assessor jurídico André Ruben, de 32 anos, é cheio de atividades. Além de trabalhar no Ministério Público do município de Coelho Neto (MA), o bacharel em Direito também se dedica ao trabalho artesanal em Teresina (PI). Ele participa de várias feiras de artesanato e revela seu grande talento para colorir peças de cerâmica.
Em vez de permanecer limitado à sua formação acadêmica, o profissional explorou novos horizontes e se permitiu viver experiências além do universo jurídico. Desse modo, ele descobriu que uma das principais leis da vida é se sentir bem por trabalhar com o que gosta.
O teresinense é formado há dez anos e possui longa bagagem profissional. No seu currículo, estão inclusos trabalhos como advogado e assessor jurídico nos estados do Piauí e do Maranhão.
Nos momentos de descanso nas suas viagens entre Teresina e Coelho Neto, André gostava de pintar desenhos impressos, mas isso se tornou mais que passatempo. Com lápis de cor e canetas, ele, na verdade, estava colorindo sua trajetória no mundo dos negócios.
Até criar seu próprio ateliê, ele precisou enfrentar momentos angustiantes e buscou, na pintura, uma forma de restabelecer sua saúde mental.
“Sempre fui um apreciador de todas as formas de arte, mas nunca havia feito nada nesta área. Em meados de 2019, quando residia entre Teresina/PI e Coelho Neto/MA, passei a imprimir desenhos para colorir nos momentos de descanso. Devido à pandemia (da Covid-19), tive intensas crises de pânico e ansiedade. Juntamente com o tratamento medicamentoso e acompanhamento por psicólogo, encontrei na pintura uma forma de terapia para amenizar tais crises”, disse.

O rascunho do seu empreendimento ocorreu em 2019 e, com a chegada da pandemia da Covid-19, André desenhou o projeto final. Em 2021, durante um momento de incerteza sobre que carreira seguir, ele tirou sua ideia do papel com uma prima.
“Comecei a pintar em papéis, assistindo vídeos no YouTube, pintando com os dedos, até decidir passar para as telas. Assim, criei um apreço imenso por pintura, aprendendo sempre novas técnicas. Em 2021, juntamente com uma prima chamada Mariana, montei o empreendimento e, por algum tempo, pintamos juntos e vendemos algumas obras, mas tínhamos pensamentos diferentes sobre o propósito da arte e acabamos por não seguir com os planos”, declarou.
Apesar do fim da parceria com a prima, André persistiu e retornou à sua jornada no empreendedorismo.
CONCILIAÇÃO ENTRE DIREITO E ARTESANATO
O profissional conta que interrompeu sua carreira como assessor jurídico por um breve período em agosto de 2021, mas continuou pintando e pensando no seu empreendimento.
No ano seguinte, com novas ideias e disposto a investir no trabalho artesanal, André aprimorou sua habilidade. “Decidi criar um presente de aniversário para uma amiga. Pintei um vaso de cerâmica com detalhes da personagem Minnie e isso mudou na minha relação com a pintura. Então, resolvi novamente investir na área e sou feliz por criar este trabalho”, pontuou.
Com o incentivo de amigos e familiares, André impulsionou seu negócio. Criou redes sociais e, frequentemente, participa de feiras e exposições a fim de divulgar suas pinturas. Para ele, este trabalho é uma maneira de expressar seus sentimentos.
“Minha arte tem cores vivas, sensibilidade, delicadeza e muita força. É um jeito de mostrar meu jeito de ser, viver e sentir, seguindo uma desconstrução própria para ser o mais verdadeiro possível sobre meus sentimentos e pensamentos, comigo mesmo e com as outras pessoas”, explicou.
André retornou ao Direito em janeiro de 2023, após permanecer afastado por mais de um ano. Em vez de escolher apenas uma carreira, ele conciliou suas vocações de assessor jurídico e artesão, pelas quais encara uma rotina de muito trabalho, desempenhado com grande satisfação.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram