
O rio Longá na cidade de Esperantina e o rio Marathaoan na cidade de Barras continuam em cota de inundação, segundo o relatório “Boletim de Alerta” emitido pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), às 6h deste sábado (8). O município de Barras já decretou situação de emergência em razão das fortes chuvas neste período chuvoso.
Em Esperantina, apesar de não haver decreto emergencial, a prefeitura municipal – em boletim da Defesa Civil do dia 4 de abril de 2023 – informou que “19 famílias já precisaram sair de suas casas, em função da cheia do Rio Longá”. A Defesa Civil acrescentou que “57 pessoas foram abrigadas em outros locais, dentre eles, casas de familiares e em prédios escolares”.
Além dessa situação, a Cachoeira do Urubu, maior ponto turístico da cidade, precisou ter a passarela interditada por tempo indeterminado para evitar casos de afogamentos.
ALERTA
O Sitema detalha ainda que, em Barras, o nível do rio Marathaoan nesse momento é de 4,35 m e deve aumentar nas próximas 8 horas. O nível deve ficar em 4,38 m, com 18 cm acima da cota de inundação.
Já o rio Longá em Esperantina está 46 cm acima da cota de inundação e tem cota atual de 7,86 m. A previsão é de estabilização do nível nas próximas 8 horas, chegando a valores em torno de 7,86 m, ainda com 46 cm acima da cota de inundação.
Além das inundações, o rio Parnaíba, na cidade de Luzilândia, está em cota de Alerta. Por isso, o Sistema de Alerta Hidrológico solicita que os órgãos competentes se mantenham em alerta quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nos locais de inundação, como em Esperantina e Barras.
CIDADES EM EMERGÊNCIA
Sete municípios piauienses decretaram estado de emergência em razão das fortes chuvas que os atingiram neste período chuvoso. De acordo com a Defesa Civil do Estado do Piauí, as cidades são: Batalha, Campo Largo, Piripiri, Domingos Mourão, Barras, Luzilândia e Pedro II.
Devido às chuvas, famílias já foram retiradas das suas casas e algumas comunidades, principalmente nas zonas rurais, ficaram isoladas pelas águas. Em alguns casos, os alagamentos se deram pela cheia dos rios. A situação também afeta estradas, pontes e avenidas.
Nos casos mais graves, a Defesa Civil informou que realiza “o atendimento de famílias já alojadas com fornecimento de insumos necessários para permanência das famílias em ambiente distinto do lar, como agasalho, colchões, alimentação adequada e assistência médica”.
CHUVAS
O feriadão de Semana Santa, que acontece de 6 a 9 de abril, deve ser acompanhado de fortes chuvas na maior parte do Piauí. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 35 cidades do estado estão sob alerta de perigo para chuvas intensas neste final de semana, sábado (8) e domingo (9). Veja a lista clicando aqui!
Os dados gerados pelo Sistema de Alerta podem ser acessados livremente em http://www.cprm.gov.br/sace/parnaiba.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Sete cidades estão em situação de emergência
Município de Batalha decreta emergência por alagamentos; comunidades estão isoladas
Após alagamentos: Prefeitura de Barras decreta situação de emergência
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.