Malu Barreto
malubarreto@tvclube.com.br
O Portal ClubeNews recebeu um vídeo de um leitor que denunciou a lotação da UPA do Renascença, com macas e pessoas sendo atendidas no corredor. Ele contou que levou sua mãe que está com câncer e sentindo dores para atendimento no hospital, e que ela não pôde ficar em observação por não haver lugar disponível. As imagens foram gravadas nesta quarta-feira (10).
“Levei minha mãe duas vezes, com muitas dores, ela foi atendida e medicada, mas foi dito para gente voltar para casa, pois não tinha como ela ficar em observação”, disse o homem indignado com a situação.
Ele relatou ainda que ouviu de funcionários que uma equipe da UPA tinha sido levada para reforçar o atendimento no Hospital do Dirceu, que após incêndio em uma das salas de repouso, ocorrido no mês de março, está funcionando apenas com internação.
A Fundação Municipal de Saúde explicou que todas as urgências de Teresina estão atendendo e que a procura é maior na UPA do Renascença, pelos moradores da região, porque ela é mais próxima do Hospital do Dirceu.
A assessoria da FMS disse ainda, que todos os pacientes que chegam nas UPA são atendidos, mas o critério de prioridade é o risco de vida, e não, a ordem de chegada.
Setor de Urgência e Emergência do Hospital do Dirceu será entregue nesta quinta (11)
A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), entrega nesta quinta-feira (11), às 8h30, a segunda etapa da reforma do Hospital Alberto Neto, no bairro Dirceu. Desta vez, será entregue o setor de urgência e emergência da unidade.
A obra está sendo executada pela gerência de Engenharia e Arquitetura da FMS em parceria com a SAAD Centro. Como explica a gerente de Engenharia e Arquitetura da FMS, Sara Carvalho, para agilizar a entrega e deixar a população desassistida pelo menor tempo possível, foi acordado com a comunidade que a entrega seria feita em etapas.
A estrutura entregue nesta quinta (11), vai contemplar o setor de urgência e emergência, composto por cinco leitos de observação, um leito de estabilização, dois consultórios médicos, um consultório de acolhimento, sala de procedimentos, um consultório do serviço social, recepção, laboratório e núcleo interno de regulação.
A primeira etapa foi entregue no último dia 28 de março e contemplou a área de internação, com reparos nas enfermarias e postos de apoio. Também nessa etapa foi realizada a troca da instalação elétrica, pintura e reparos no telhado e forro. Um total de 46 leitos para a internação foram entregues completamente reformados, o que permitiu a redução de demanda nas demais unidades do município.
“Reafirmamos nosso compromisso feito com o prefeito Doutor Pessoa juntamente com a FMS e o apoio da SAAD Centro, para entregarmos esta etapa dentro do calendário acordado com a população”, diz Sara Carvalho. “No final de maio entregaremos o ambulatório e o tomógrafo e, ao final de junho, finalizaremos com a entrega do centro cirúrgico tão esperado para a população”, finaliza a gerente.