
A capital Teresina (PI) amanheceu mais uma vez repleta de lixos pelas quatro zonas da cidade. Uma consequência de uma disputa judicial entre a Prefeitura de Teresina e a empresa Litucera, que é responsável pela coleta na cidade, pelo atual contrato.
Há seis dias, a empresa Litucera, responsável pelo serviço, não retira os caminhões da garagem. Morador, Hélio Martins disse ao Portal ClubeNews que a “cidade se transformou em um verdadeiro lixão a céu aberto”. Ele criticou os resultados das últimas eleições municipais, no qual o atual prefeito, Dr. Pessoa, foi eleito. “Os teresinenses estão de parabéns pela escolha em 2020”.
Enquanto a situação não é resolvida, os moradores sofrem com o mau bom cheiro e o acúmulo de lixos pelas ruas. “O negócio aqui em Teresina com essa questão da coleta do luxo está sério, tanto nos bairros, quanto no Centro. E o pior, quem é para fazer a cobrança e fiscalizar o executivo municipal, parece que não estão vendo”, acrescentou o morador.
Em nota, a Prefeitura de Teresina relatou a suspensão do serviço e confirmou não haver atrasos no pagamento dos trabalhadores.
“O prefeito doutor Pessoa determinou o credenciamento de veículos de maneira emergencial para atender a demanda da limpeza pública durante a paralisação. O credenciamento está sendo feito por todas as Saads (Superintendência Ações Administrativas Descentralizadas) das e os trabalhos já iniciam na manhã desta segunda-feira (14)”, disse.
Já o sindicato dos trabalhadores da coleta de lixo explicou que os trabalhadores não estão paralisados. No entanto, a empresa responsável bloqueou o acesso aos caminhões e maquinário. O sindicato confirmou – assim como pontuou a prefeitura – que os trabalhadores estão com salários e benefícios pagos em dia.
O espaço está aberto para explicações da Litucera. Essa não é a primeira vez que o serviço é suspenso em 2023. Após dias de suspensão por falta de pagamento aos trabalhadores, no mês de abril, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PI) determinou que a Prefeitura de Teresina (PMT) repassasse à empresa Litucera para a regularização dos salários dos trabalhadores.
O morador lembra ainda que a solução desse problema pode não ser resolvido tão rapidamente, assim como a questão do transporte coletivo. Os moradores que dependem dos ônibus sofrem há anos com a falta de um serviço regular, com redução da frota e desativação dos terminais de ônibus.
“Esse prefeito tem que estar nos eixos, e cuidar da cidade com responsabilidade que lhe foi concedida pela população. Ele vai resolver o problema do lixo, igual disse que ia resolver o do transporte público”.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!