
Glória Santana*
malubarreto@tvclube.com.br
O Projeto Castramóvel, lançado nesta segunda-feira (05), pelo Governo do Estado, entra em cena para reduzir a quantidade de animais de rua através da castração. A expectativa é de sete mil castrações serem realizadas até o dia 31 de dezembro de 2023.
Outra meta do estado com o projeto é reduzir os riscos de contágio de pessoas por doenças transmitidas pelos animais que vivem nas ruas, como o calazar.
De acordo com Daniel Oliveira, secretário estadual de Meio Ambiente, o Castramóvel será expandido para outras cidades do Piauí.
“Esse ano as grandes cidades serão contempladas. No próximo ano, as médias e pequenas cidades. Vai começar no mês de agosto. No mês de junho e julho nós vamos finalizar o cadastramento das clínicas veterinárias, e também o cadastramento das demandas dos protetores (de animais)”, disse o secretário.
Daniel Oliveira informou ainda que o veículo vai funcionar de forma itinerante e o processo de castração será em parcerias com protetores de animais e ONG’s. Esses parceiros devem realizar um cadastro, a ser disponibilizado no site da Semar, e apontar as demandas relacionadas à castração.
Além das organizações não-governamentais e dos abrigos de animais, o tutor do animal inscrito em algum programa social do governo, de baixa renda, será beneficiado. O procedimento é 100% gratuito a essas pessoas. De acordo com o último Censo Animal, realizado em 2019, Teresina tem cerca de 149 mil cachorros e gatos.
*Sob supervisão da jornalista Malu Barreto