Após quase 10 dias, o incêndio na fazenda Santa Clara, no município de Canto do Buriti, foi controlado, às 00h30 desta quinta-feira (24), informou a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh).
Na ação, atuaram 40 agentes dos órgãos competentes envolvidos na missão, e mais 20 voluntários das comunidades da região. No combate foi enviado um helicóptero e seis pickups.
Após reunião de avaliação, foi decidido que haverá necessidade de retorno para monitoramento da área. O fogo não chegou à Unidade de Conservação do Parque Nacional Serra das Confusões.
A área total atingida pelo incêndio florestal, segundo relatório emitido na manhã desta quinta-feira, corresponde a cerca de 10 mil hectares.
As condições climáticas já apresentam estabilidade, com a média de temperatura de 35º e 33% de umidade relativa do ar.
O combate ao fogo contou com o trabalho do Corpo de Bombeiros, com apoio dos demais órgãos competentes: Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), PREVFOGO Ibama, Polícia Militar e Brigada de Incêndio do Assentamento Santa Clara.
A missão também teve o apoio da Associação de Mulheres da comunidade, Batalhão Tático Aeropolicial (BOPAER), voluntários da região, prefeituras de Canto do Buriti, Eliseu Martins e Colônia de Gurguéia e empresas da região.
LEIA MAIS