
As listas de espera para transplantes de córnea e rim no sistema público de saúde do Piauí contam, atualmente, com 393 e 473 pessoas, respectivamente, segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Lourdes Veras.
Em entrevista à Clube News FM, a representante do órgão vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) explicou que os procedimentos são os únicos realizados no estado.
“Os pacientes podem receber rins no Hospital Getúlio Vargas e no Hospital da Unimed, ambos em Teresina. O HGV também transplanta córneas, assim como outros da capital”, elencou.

Lourdes apontou que o Piauí já disponibilizou transplantes de coração por meio de convênios com hospitais particulares, mas os custos elevados e a alta complexidade das operações fizeram com que deixassem de ser ofertadas.
“A cirurgia em si não é o problema. A partir do momento em que as drogas imunossupressoras agem no corpo do paciente, este precisa de vigilância e atendimento 24 horas por dia, além de diagnósticos clínicos, internações rápidas e possibilidade de biópsias”, ressaltou.
De acordo com o Ministério da Saúde, entre os dias 19 e 26 de agosto, um total de 11 transplantes cardíacos ocorreram no país – sete apenas em São Paulo. No domingo (27), o apresentador Fausto Silva passou pela operação no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, onde está internado desde o início do mês.
“Acredito que o HGV, que começou a realizar cirurgias de coração há pouco tempo, e o Hospital Universitário da UFPI, que conta com um excelente corpo clínico na cardiologia, sejam os principais candidatos para oferecerem o serviço em breve”, acrescenta a coordenadora.

Somente no ano passado, o Piauí registrou 31 captações de múltiplos órgãos. Lourdes afirma que a expectativa da Sesapi é superar os números anteriores; até este mês, a pasta contabiliza 25 procedimentos.
LEIA MAIS:
Apresentador Fausto Silva passa por transplante de coração em SP
Schynaider Moura revela que filha realizou transplante de coração
HGV faz duas captações de órgãos e oito transplantes em uma semana
Fila para transplante de córnea no Brasil quase dobra em cinco anos
Publicitária com câncer no único rim recebe transplante de amiga
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!