
Jonas Carvalho e Carlienne Carpaso
carliene@tvclube.com.br
O coordenador nacional do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz, em visita ao Piauí, nesta quinta-feira (31), confirmou as principais obras no estado a serem incluídas no PAC.
Maurício acompanha o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) na Cerimônia de Anúncio dos Empreendimentos do PAC no Estado do Piauí, no Centro de Convenções de Teresina, na Avenida Marechal Castelo Branco.
PRINCIPAIS OBRAS:
– Duplicação das BRs 343 e 316;
– Construção da Rodovia 330, no trecho que liga Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba);
– Adutora de Jaicós;
– Barragem de algodões;
– Novas residências do programa Minha Casa Minha vida
A cerimônia também conta com a presença de diversos ministros, dentre eles o de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, que é piauiense.
“O Piauí é o lugar do Brasil que se destaca em crescimento da renda per capita. O Piauí é o primeiro do Nordeste e um dos maiores do Brasil em Emprego e Renda. Isso se dá com o alicerce valorizando a democracia e o diálogo. No Piauí, o que somos e o que seremos devemos a Luiz Inácio Lula da Silva”, disse Wellington.
Wellington comentou que “muitas obras estavam andando em passos de tartaruga, mas já foram retomadas. Uma das obras mais importantes em Teresina, que já está pronta, é o (viaduto do) Mercado do Peixe. A duplicação da BR316, que é um eixo do litoral”. Já em pleno funcionamento, a inauguração do viaduto do mercado do peixe está previsto para sexta-feira (1º).
Dias citou como está o andamento de outras obras no estado: “estamos completando todas as duplicações entre Teresina e Altos. Há também a continuidade de obras que já estão em andamento, como a macro drenagem em Oeiras, em Parnaíba também”.
“Teremos a retomada de obras do ‘Minha Casa Minha Vida’, pontes, creches e água, com adutoras. O ministério do desenvolvimento social trabalha dentro do PAC com a infraestrutura e ações sociais. Imagine morar em um lugar sem água. Em Fartura e Jaícos estamos fazendo uma adutora. Enquanto não ficam prontas, tem as cisternas”, pontuou.
Presente na cerimônia, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, acrescentou que muita gente está olhando para o PAC e se perguntando: “e os munícipes?”.
“Publicaremos em setembro ou outubro um edital para que o prefeito ou prefeita inscreva sua cidade para requerer obras, como escolas e postos de saúde”, disse.
“Vamos construir policlínicas regionais em parceria com o Estado. Esse é o mutirão para o investimento. São 4 milhões de empregos diretos e indiretos gerados. Vamos fazer uma força tarefa para a capacitação customizada, identificando casa cidade a mão de obra necessária para cada cidade”, finalizou.
Energia Verde
Apoiador da produção de Energia Verde, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, defendeu que a “energia verde é o passaporte pata verdadeira industrialização do nordeste brasileiro” durante a apresentação do Novo PAC no Piauí.
“Estamos passando por uma oportunidade de termos uma industrialização de verdade. O Piauí já produz quatro vezes a energia que consome. Queremos usar essa energia para produzir produtos aqui”.
Fonteles acrescentou que: “não podemos perder investimentos para Austrália, Chile e Oriente Médio. O investimento público induz o investimento privado e isso precisa aumentar. O nosso governo está sintonizado com o da vossa excelência, presidente, com o desenvolvimento econômico e social”
Segundo a ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, é possível estabelecer um novo ciclo de industrialização verde com a ajuda do Nordeste do Brasil, e ajudar outros países com a transição.
“Podemos estabelecer um novo ciclo de prosperidade, de industrialização verde, gerando energia de segunda geração para com ela produzir a energia de terceira geração, que é o hidrogênio verde. Podemos ajudar outros países que não têm as mesmas facilidades energéticas que nós a também fazerem a sua transição, como é o caso de países da Europa e países como a China, por exemplo”, afirma a ministra.
LEIA MAIS
PAC vai investir R$ 40 bilhões em 96 obras no Piauí
“Vinda de Lula ao Piauí reforça confiança em Wellington Dias”, garante Osmar Júnior