26 de agosto de 2025

Prefeitura de Teresina vai auditar folha de pagamento de servidores terceirizados

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 24/09/2023 15:30

Compartilhe:

Palácio da cidade – Prefeitura de Teresina. (Foto: Jonas Carvalho/ ClubeNews)

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), autorizou a realização de uma auditoria na folha de pagamento de servidores terceirizados da administração direta e indireta da Prefeitura de Teresina. O decreto foi pulicado no Diário Oficial do Município, na edição de sexta-feira (22).

O auditor-fiscal da receita municipal, Henry Portela Lopes, vai coordenar os trabalhos de levantamento, acompanhamento e análise da folha dos terceirizados. A coordenação dos trabalhos será vinculada à Secretaria Municipal de Finanças (SEMF).

Conforme o decreto, “deverão ser facilitados, por parte dos órgãos e entidades da administração direta e indireta, desta Prefeitura de Teresina, ao referido coordenador, os acessos e informações necessárias, referentes à folha de pagamento de terceirizados”.

Auditoria na FMS

Em 2023, órgãos e secretarias da Prefeitura de Teresina tiveram as contas auditadas. No mês de fevereiro, o prefeito Dr. Pessoa assinou decreto criando uma comissão para realizar uma auditoria nas contas da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A comissão tinha como objetivo analisar os contratos e processos de pagamentos da FMS após a denúncia do vice-prefeito Robert Rios Magalhães (sem partido), sobre o possível pagamento irregular de R$ 82 milhões.

Folha salarial

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), no dia 6 de junho, iniciou uma auditoria para investigar possíveis irregularidades na folha salarial da prefeitura de Teresina.

A auditoria tinha a finalidade de avaliar os processos da gestão da folha de pagamento, verificando o cumprimento das regras de compliance, com a finalidade de melhor aproveitamento dos recursos públicos.

Transporte coletivo

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizou uma auditoria no sistema de transporte coletivo de Teresina, em 2023, e apontou irregularidades no atual serviço prestado pelas empresas. Na época, o TCE-PI notificou a Superintendência Municipal de Trânsito (STRANS) para apresentar defesa.

Após os estudos, o TCE convocou uma audiência pública com representantes da prefeitura e das empresas de ônibus para a assinatura de um termo de gestão, obrigando a regularidade na circulação de ônibus em Teresina.

LEIA TAMBÉM:

Auditoria no transporte público

Comissão especial vai fazer auditoria nas contas da Fundação Municipal de Saúde

Auditoria do TCE vai investigar folha salarial da PMT


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: