
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), autorizou a realização de uma auditoria na folha de pagamento de servidores terceirizados da administração direta e indireta da Prefeitura de Teresina. O decreto foi pulicado no Diário Oficial do Município, na edição de sexta-feira (22).
O auditor-fiscal da receita municipal, Henry Portela Lopes, vai coordenar os trabalhos de levantamento, acompanhamento e análise da folha dos terceirizados. A coordenação dos trabalhos será vinculada à Secretaria Municipal de Finanças (SEMF).
Conforme o decreto, “deverão ser facilitados, por parte dos órgãos e entidades da administração direta e indireta, desta Prefeitura de Teresina, ao referido coordenador, os acessos e informações necessárias, referentes à folha de pagamento de terceirizados”.
Auditoria na FMS
Em 2023, órgãos e secretarias da Prefeitura de Teresina tiveram as contas auditadas. No mês de fevereiro, o prefeito Dr. Pessoa assinou decreto criando uma comissão para realizar uma auditoria nas contas da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
A comissão tinha como objetivo analisar os contratos e processos de pagamentos da FMS após a denúncia do vice-prefeito Robert Rios Magalhães (sem partido), sobre o possível pagamento irregular de R$ 82 milhões.
Folha salarial
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), no dia 6 de junho, iniciou uma auditoria para investigar possíveis irregularidades na folha salarial da prefeitura de Teresina.
A auditoria tinha a finalidade de avaliar os processos da gestão da folha de pagamento, verificando o cumprimento das regras de compliance, com a finalidade de melhor aproveitamento dos recursos públicos.
Transporte coletivo
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizou uma auditoria no sistema de transporte coletivo de Teresina, em 2023, e apontou irregularidades no atual serviço prestado pelas empresas. Na época, o TCE-PI notificou a Superintendência Municipal de Trânsito (STRANS) para apresentar defesa.
Após os estudos, o TCE convocou uma audiência pública com representantes da prefeitura e das empresas de ônibus para a assinatura de um termo de gestão, obrigando a regularidade na circulação de ônibus em Teresina.
LEIA TAMBÉM:
Auditoria no transporte público
Comissão especial vai fazer auditoria nas contas da Fundação Municipal de Saúde
Auditoria do TCE vai investigar folha salarial da PMT
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!