A odontóloga Maria Cristina Almendra Freitas, filha do ex-governador do Piauí, Freitas Neto, morreu na manhã desta quarta-feira (21), durante o parto do filho, Antônio. Após a morte da filha do ex-governador Freitas Neto, a instituição de doulas (profissionais que atuam no apoio à gestante durante o parto normal) que prestou serviço a Kiki Freitas divulgou nota.
Como transformar nosso pesar em palavras?
Em nossa missão de prestar assistência de forma profissional e humanizada, aprendemos cotidianamente que somos pequenos diante dos desígnios de Deus.
A cada parto construímos laços eternos de amizade e respeito com as famílias. É assim que formamos a família Materluz.
A fim de reduzir especulações e quem sabe trazer paz à família e amigos, viemos nesse momento esclarecer alguns pontos.
Na manhã de 21/07/2021, a paciente Maria Cristina Freitas acionou nossa equipe para o acompanhamento do trabalho de parto que se iniciava espontaneamente. Logo seguimos para a maternidade, onde sua médica obstetra já se encontrava à postos. O parto transcorreu de forma rápida, sem anestésicos ou uso de quaisquer outras medicações ou demais intervenções.
A paciente apresentou ao final do trabalho de parto, sinais clínicos de embolia (uma emergência obstétrica).
Prestamos, junto a equipe da maternidade, todas as condutas necessárias, porém, sem êxito, resultando em lamentável infortúnio.
Por conta do quadro materno, o bebê também nasceu em estado grave, e encontra-se em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
Acostumadas a ver nascer, renascer e transformar, por vezes nos deparamos com o pesar.
Por isso, neste momento de profunda dor, pedimos orações e nos solidarizamos com toda a família de Kiki, em especial ao seu esposo Felipe.
A maternidade onde Kiki Freitas foi atendida também divulgou nota:
A maternidade Santa Fé esclarece que a paciente Maria Cristina Carvalho Almendra Freitas deu entrada om sua equipe particular composta por duas obstetras, uma enfermeira obstetra, uma fisioterapeuta e uma doula, em trabalho de parto avançado, às 7:49 do dia 21/07/2021.
Durante a assistência ao período expulsivo a paciente evoluiu com sinais de angioedema e desconforto respiratório, sendo realizada medidas imediatas de suporte e parto por via mais rápida devido gravidade do quadro.
Parto normal SEM analgesia/anestesia ocorreu às 8h28. O recém-nascido encontra-se em estado grave, após reanimação neonatal realizada pela equipe da Santa Fé.
A paciente, evoluiu com parada cardiorrespiratória sendo assistida por sua equipe particular, juntamente com o corpo clínico da maternidade, bem como pela equipe da UTI Movel da Unimed, que já se encontrava no local.
Lamentamos profundamente o ocorrido, esclarecemos que foram prestadas toda a assistência, assim como se solidariza com a família nesse momento de dor.
O Conselho Regional de Odontologia do Piauí divulgou na tarde desta quarta-feira uma nota de pesar pela morte da dentista Maria Cristina Almendra Freitas, filha do ex-governador Freitas Neto, durante o parto do filho, Antônio.
Confira a nota completa:
O Conselho Regional de Odontologia do Piauí expressa o seu profundo pesar pelo falecimento precoce da cirurgiã dentista Maria Cristina Almendra Freitas, conhecida carinhosamente como Kiki Freitas.
Kiki era graduada em Odontologia pela Facid (2006) e doutora na área de Dentística pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP. Atualmente atuava como coordenadora dos cursos de Odontologia e Radiologia do Centro Universitário UniFacid.
Consternados com a notícia, prestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos da família. Desejamos força para enfrentar este momento de imensa dor!
Ao portal ClubeNews, o presidente do CRO, Leonardo Sá, disse: “Fomos contemporâneos de faculdade, a turma dela era um período a frente da minha, foi minha monitora, uma grande amiga, sinto ter perdido uma familiar”.
Veja mais informações sobre a morte da odontóloga aqui.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar