Detran tem sistema instável e provoca lentidão nos atendimentos no Piauí

Problema atinge usuários que precisam do sistema Renavam

Departamento Estado de Trânsito do Piauí (Detran). — Foto: Mariana Alves/G1

A queda do sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) tem provocado constrangimentos e prejuízos aos usuários que, muitas vezes, precisam ir mais de uma vez à sede do órgão para resolver demandas pessoais, sem sucesso. A suspensão de alguns serviços acontece pelo menos desde o último domingo (18).

O Detran-PI informou que “em decorrência de uma queda de energia nos servidores da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), responsáveis pelo funcionamento dos sistemas do Estado, o sistema de Renavam de veículos está com instabilidade na conexão”.

Houve uma queda de energia na sede da ATI, e o no break só conseguiu manter os equipamentos funcionando por três horas. Acontece que se um servidor específico for desligado, ele pode causar a queda do sistema do Detran. Foi o que aconteceu.

“O Detran está com três dias fora do ar. A gente chega lá para pegar um documento e está fora do ar. Isso não é normal. Paguei o emplacamento sexta-feira (16) e até hoje não recebi. Falta de respeito com a população”, disse o usuário Leonardo.

Após constatar a falha provocada por uma queda de energia na sede da ATI, uma equipe técnica trabalha “para solucionar este problema o mais breve possível”, ressalta o Detran, que pede a “compreensão de todos”.

O Portal ClubeNews apurou que um técnico da cidade de Recife foi acionado e já se deslocou para Teresina com o objetivo de solucionar esse problema.

Nota oficial da ATI

A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) comunica que, na última segunda-feira (18), ocorreu um problema de inicialização de alguns módulos, no Data Center secundário da ATI, no centro da capital, que ocasionou a queda do servidor mainframe onde são hospedados os dados do Detran.

Diante disso, o serviço de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do Detran encontra-se inoperante. A ATI reitera que os técnicos trabalham para a correção do problema considerado de grande complexidade e que, dentro de um prazo de 48h, o sistema deverá ser restabelecido.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar