Com a posse do senador Ciro Nogueira (Progressistas) como ministro da Casa Civil, políticos da base governista e da oposição questionam se a sua pré-candidatura a governador do Piauí será mantida ou outro nome tomará o seu lugar.
Para o vereador Aluísio Sampaio, presidente municipal do Progressistas em Teresina, o fato de Ciro ter aceito chefiar o ministério abriu novas possibilidades para as eleições do ano que vem.
“A posse do senador foi algo muito novo. Ele estava viajando para fora do país, foi convidado pelo presidente, aceitou o convite e o senador já estava nesse projeto do lançamento da sua pré-candidatura. O que vai acontecer no próximo ano é muito difícil de dizer. Agora, surgiu uma possibilidade maior do senador não ser candidato, para continuar a fazer o seu trabalho na Casa Civil”, declarou ao portal ClubeNews.
Segundo o parlamentar, há alguns nomes que poderiam assumir o lugar de Ciro na chapa, mas isso ainda será avaliado pelos partidos que compõem o seu grupo político.
“A oposição sai fortalecida por um lado, porque com o senador na Casa Civil, certamente, ele vai ter mais força para auxiliar o grupo, que hoje tem, além do senador, outros nomes capazes de assumir a chapa, como a deputada Iracema Portella, a deputada Margarete Coelho, o ex-senador João Vicente Claudino, o Dr. Sílvio Mendes, e o ex-deputado Luciano Nunes. No momento oportuno, no próximo ano, a oposição vai decidir quem será o candidato. Essa situação traz um novo cenário, mas não existe nada determinado. Existe, sim, ainda a possibilidade do senador ser o candidato, mas há também a possibilidade de ele não ser, devido ao novo desafio que assumiu em Brasília”, comentou.
Apesar de Ciro ser apontado como alguém que conseguiu unir a oposição, Aluísio acredita que o grupo pode vencer as eleições com qualquer um dos nomes cotados.
“Na minha opinião pessoal, existe uma grande possibilidade de ele não ser candidato. Mas eu estive em Brasília e ele me confirmou que poderá, sim, ser o nome da oposição para o Governo do Estado em 2022. A gente tem essas opções, a oposição está se unindo, e eu acredito que a oposição ganhará as eleições com qualquer um desses nomes que for candidato”, completou.
Questionado se já existem tratativas para o ex-senador João Vicente Claudino, atualmente no PTB, se filiar ao Progressistas para disputar o pleito em 2022, o vereador comentou que esse não será um pré-requisito para uma possível candidatura do empresário.
“Já estive com o senador João Vicente, se ele vai se filiar ao Progressistas ou não é um detalhe que será discutido no futuro por ele e pelo senador Ciro. Mas independente de ele estar ou não no partido, ele pode sim ser o nosso candidato, como o Dr. Sílvio, independente de voltar para o Progressitas, pode também ser o candidato. Pelo que eu vejo é que o Progressistas não vai brigar para ser cabeça de chapa. O partido deve sim compor a chapa, indicando o vice, podemos ter uma chapa com Dr. Sílvio e a deputada Iracema, João Vicente e Iracema, tudo pode acontecer dentro dessas possibilidades”, finalizou.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar