Detran: sistemas renavam e renainf devem retornar até segunda

A ATI aguardava a chegada de um técnico da empresa responsável pela manutenção do equipamento; ele chegou na terça (17).

Departamento Estado de Trânsito do Piauí (Detran). — Foto: G1

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) deve normalizar os sistemas do Renavam e do Renainf  até a próxima segunda-feira (23). Esses serviços estão suspensos em virtude de uma avaria nos equipamentos da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI), ocorrida no último dia 10 de agosto.

A ATI aguardava a chegada de um técnico especializado da empresa responsável pela manutenção do equipamento; ele chegou na terça (17).

“Sobre a paralisação dos serviços do Detran, na parte do Renavam, estamos concluindo a parte de análise e diagnóstico com a empresa. Da bateria de discos, 11 discos sofreram algum tipo de abalo. Então, nós teremos que trocar. Isso vai demandar algum tempo. Estaremos aprovando o orçamento e nas próximas 48 horas os equipamentos estarão disponíveis para a troca. O prazo mais palpável é que volte a atender às pessoas na sexta ou no máximo segunda-feira”, informou o diretor-geral da ATI, Antônio Torres.

O diretor explicou que as falhas aconteceram diante do desgaste natural das peças ao longo do tempo de uso. “São peças simples, mas não têm no mercado local, só na empresa responsável pelo equipamento”.

Ação preventiva 

Questionado sobre ações preventivas para evitar que o sistema fique inoperante para os usuários, o diretor declarou que o equipamento é de alta performance e ficaria insustentável financeiramente manter uma manutenção preventiva, devido o valor oneroso. O diretor disse ainda que esses equipamentos demoram a apresentar falhas. O da ATI, por exemplo, apresentou avarias após quase 10 anos de uso.

“No caso de equipamento de alta performance, demanda contrato. A maioria das empresas não tem (pública e privada). É extremamente caro e não é fácil aprovar nos setores de controladoria de equipamentos. De uns 10 anos de uso, ele apresentou problema nos últimos 10 meses”.

O diretor acrescentou que a implementação de uma baixa plataforma já está em discussão.

O Detran confirmou que os serviços relacionados a habilitação estão sendo realizados normalmente na sede e nos postos de atendimento, a exemplo de renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão Para Dirigir (PPD) e inclusão/exclusão de exercício de atividade remunerada.  Já os sistemas Renavam (veículos) e Renainf (infrações) continuam inoperantes.

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar