Atualizada às 11h
Quinze pessoas foram presas durante a “Operação Agosto Lilás”, deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (19), pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí.
A operação busca cumprir 21 mandados de prisão nas cidades de Parnaíba, Piripiri e Teresina contra acusados de feminicídio, estupro, lesão corporal e ameaça contra a mulher. A operação foi concluída às 11 horas.
O secretário estadual de Segurança, coronel Rubens Pereira, acompanha a operação em Parnaíba.
“Nesse momento, nós escolhemos a região litorânea como base dessa operação. Aqui nós estamos deflagrando o maior número de execuções (de mandados) e os alvos já estão sendo localizados. Queremos agradecer a participação de toda a Justiça Criminal e o Ministério Público aqui em Parnaíba e em Luís Correia. Também agradecer aos juízes que emitiram essas ordens de prisão”.
O delegado regional de Parnaíba, João Rodrigo Luna, acrescenta que do total de presos até às 7h30, dez foram na região parnaibana.
“Hoje a Polícia Civil com apoio da Polícia Militar deflagrou a operação em referência às mulheres vítimas de violência doméstica. Aqui em Parnaíba nós conseguimos prender até o momento 10 pessoas, todas envolvidas em crimes praticados contra a mulher: crimes de violência doméstica, mas também de estupro, furto e roubo. Com o apoio da Secretaria de Segurança ainda estamos em operação. Até o final do dia queremos prender 20 criminosos condenados e alguns preventivamente”.
Agosto Lilás
O nome da operação “Agosto Lilás” faz referência ao mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
A SSP-PI explica que “o ‘Agosto Lilás’ é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ele foi desenvolvido em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006 e que, em 2021, completou 15 anos”.
O secretário Rubens Pereira ressalta que essa ação faz parte de operações continuadas de combate à violência no estado. Essas operações acontecem de forma integrada entre as Forças Policiais, Poder Judiciário e Ministério Público.
A Secretaria Estadual de Segurança (SSP-PI) informou que participam da Operação Agosto Lilás: equipes da DECAP – Delegacia Estadual de Capturas; Força Tarefa da SSP-PI; Departamento Estadual de Proteção à Mulher; Delegacia da Mulher de Teresina – Sul; Delegacia Regional de Parnaíba; Delegacia de Combate ao Homicídio, Tráfico de Drogas e Latrocínio de Parnaíba; Delegacia da Mulher de Parnaíba; Delegacia de Luís Correia; 2º Batalhão da Polícia Militar e o GAECIM – Grupo de Atendimento Especializado à Criança, ao Idoso e à Mulher.
Carlienne Carpaso e Tiago Mendes (TV Clube)
carliene@tvclube.com.br
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar