6 de julho de 2025

Detran retorna serviços de vistoria e cartórios; sistema do Renavan segue fora do ar

Redação

Publicado em 24/08/2021 10:36

Compartilhe:

Detran – Foto: TV Clube

O diretor-geral do Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI), Antônio Torres, informou que o sistema do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) retomou, na segunda-feira (23), somente os serviços de vistoria e cartório de veículos. No entanto, os sistemas do Renavan (veículos) e Renainf (infrações) seguem foram do ar, com previsão de serem normalizados até quarta-feira (25).

“Estamos liberando hoje toda a parte de vistoria de veículos e a parte de cartório. Durante o dia, vamos continuar trabalhando, a equipe que está aqui no Detran, tanto na informática quanto na parte de suporte, para até o final do dia reestabelecer outros serviços. A ideia é que entre hoje até quarta-feira (25) todo o sistema esteja totalmente reparado”, diz o diretor.

Desde o dia 19 de julho, após problema no servidor Mainframe, que armazena os dados do órgão, o Renavam e Renainf ficaram indisponíveis aos usuários, que não conseguem transferir veículos recém-comprados, recuperar ou quitar dívidas de veículos que foram apreendidos, por exemplo.

O Renach foi o único serviço que esteve sempre operando normalmente. Ele trabalha os atendimentos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH): renovação de CNH, primeira habilitação, marcação de exames, realização de capturas de imagens e biometria, dentre outros.

O diretor-geral da ATI, Antônio Torres, acrescenta que a interferência que provocou toda essa instabilidade no departamento, não vai mais ocorrer.

“Com as condições que foram dadas agora, nós temos todo o tipo de soluções para essas situações. Então, esse tipo de intercorrência há possibilidade de ocorrer é que seja mínima, que seja zero. E a partir do momento que for instalado o novo sistema, em uma nova plataforma, a possibilidade de ocorrer um problema é zero”, contou.

A expectativa, segundo Antônio Torres, é que esse novo sistema seja instalado nos próximos 90 dias. Conforme o último boletim apresentado pela ATI, a avaria nos equipamentos já foi solucionada pela empresa responsável. No entanto, a base de dados do Detran precisa passar por uma atualização para que as informações relativas a veículos e infrações sejam restabelecidos em sua totalidade.

Agendamento

Já o Detran informou que “os usuários que possuíam agendamentos para os dias de inoperância dos sistemas, não serão prejudicados. Os mesmos, assim que a situação for normalizada, poderão se dirigir ao Detran de sua preferência para realizar o seu atendimento. Não será necessário fazer um novo agendamento”.

Leia também: