
A Polícia Militar do Piauí vai realizar ações planejadas para evitar a aglomeração de pessoas em espaços públicos e abertos durante o final de semana. A medida visa cumprir o decreto estadual, vigente até dia 29 de agosto, que proíbe aglomerações, devido a pandemia da Covid-19. Em Teresina, a fiscalização acontecerá principalmente em vias da zona Leste que semanalmente vêm registrando tumulto, como na Avenida Homero Castelo Branco.
O coordenador geral de Operações da Polícia Militar, coronel Raimundo Rodrigues, afirmou que diversas denúncias, incluindo fotos e filmagens, chegaram até a corporação. O coordenador alerta que outra preocupação, nesse momento, é a transmissão da cepa Delta do novo coronavírus, que é mais transmissível. As equipes da Polícia Militar atua em parceria com as Vigilâncias Sanitárias Municipais.
“Nos finais de semana, nesse último, nós tivemos algumas intercorrências com pessoas que se aglomeraram. No domingo, diante do quadro apresentado (na sexta e no sábado), nós nos antecipamos e deslocamos efetivo para três zonas da cidade, reforçando o policiamento”, disse.
O coronel Rodrigues citou o caso da Avenida Homero Castelo Branco, que repercutiu recentemente nas redes sócias. “Ali se aglomerava mais de três mil pessoas. Nós nos antecipamos colocamos a polícia no terreno e não houve aglomeração (do domingo) ”.
“Assim, nós também iremos atuar neste final de semana, a partir de sexta (27). A população, principalmente nas mediações da Avenida Homero Castelo Branco, que já tinha essa reclamação, vai ter um alívio. Os donos desses estabelecimentos precisam se conscientizar que os eventos não podem exceder a 100 pessoas, obedecer a distância de segurança”.
O coronel pede ainda que a população respeite as medidas de segurança sanitária. Ele disse ainda que durante as operações de fiscalização do decreto também age de maneira privativa retirando armas de fogo e evitando furtos/roubos.
Novo Decreto
O Governo do Estado publicou, neste domingo (22), o Decreto nº 19.930 com as medidas sanitárias para conter a transmissão do novo coronavírus no Piauí. As ações serão válidas no período de 23 a 29 de agosto. De acordo com o novo decreto, ficam suspensas todas as atividades que gerem aglomeração.
Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares como lojas de conveniência e depósito de bebidas podem funcionar até às 24h, mas não podem realizar confraternização, festas ou qualquer evento que gere aglomeração, seja no estabelecimento ou no seu entorno.
Os bares e restaurantes poderão funcionar com a utilização de som mecânico, instrumental ou apresentação de músico, desde que não gerem aglomeração. O decreto também dispõe sobre os eventos realizados ou patrocinados pelo Poder Público.