Fragmentos de um meteoro caíram no Piauí durante a noite do último sábado (28) e foi registrado por câmeras de segurança de residências próximas. Pesquisadores acreditam que grande parte dos fragmentos tenham caído na cidade de Valença do Piauí e podem ter sido vistos em um raio de até 300 km de distância.
De acordo com o diretor técnico do Brazilian Meteor Observation Network, ou Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita, o objeto identificado se chama bólido (meteoro que explode na atmosfera e tem aspecto brilhante) e também foi observado nos estados do Ceará, Bahia, Sergipe e Paraíba.
“Ao caírem no solo, os fragmentos passam a ser chamados de meteoritos e possuem valor inestimável para a ciência. Através do estudo desses objetos, podemos saber mais sobre o espaço, o sistema solar”, destacou.
Marcelo Zurita informou que em 95% dos casos, os meteoritos possuem características semelhantes para serem identificados por pessoas comuns: aspecto de rocha, crosta escura, interior claro e são atraídos por ímãs.
“As pessoas podem pegar, não tem problema. Podem guardar e acionar o Bramon, para que nós façamos a coleta para estudo. O material não é radioativo, não oferece riscos e pode ser manuseado”, concluiu.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
