Um levantamento publicado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) citou o nome de três parlamentares do Piauí na lista dos 100 políticos mais influentes no Brasil em 2021. Esta é a 28° edição da pesquisa Os “Cabeças” do Congresso, que cita os políticos brasileiros que conseguiram se destacar no cenário nacional durante o ano legislativo.
Os nomes piauienses em destaque são do senador licenciado Ciro Nogueira (Progressistas) e os deputados federais Margarete Coelho (Progressistas) e Júlio César (PSD).
Figuras conhecidas do cenário político nacional também foram destaque no levantamento, como os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Flávio Bolsonaro (Patriotas-RJ), Cid Gomes (PDT-CE) e José Serra (PSDB-SP). Entre os deputados federais apontados, aparecem Aécio Neves (PSDB-MG), Kim Kataguiri (DEM-SP), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Luiza Erundina (PSOL-SP).
Critérios
A pesquisa leva em consideração os deputados e senadores que se diferenciam pelo protagonismo em conduzir debates, negociações, votações e articulações políticas. Além disso, é observada a capacidade do parlamentar em conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate.
Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso Nacional, 66 são deputados e 34 são senadores. Enquanto a representação dos senadores na composição do Congresso Nacional é de 13,64%, entre os “Cabeças” do Congresso 2021, eles participam com 34%. Já a Câmara dos Deputados, com 86,36% da composição do Poder Legislativo, participa da elite com 66%.
Representatividade
O número de partidos com representação no Congresso Nacional chega a 24. Desses, apenas três (PROS, AVANTE e PSC) não possuem representantes na elite parlamentar. O PT continua sendo a agremiação com o maior número de parlamentares influentes com 17 nomes entre os “Cabeças”.
O Progressistas, partido que está na base do governo Bolsonaro, ocupa o segundo lugar ao lado do Democratas com nove parlamentares. Em terceiro, aparece o MDB com oito, seguido por PDT, PSDB e PSD, na quarta colocação – ambos com sete.
Gênero
A presença de deputadas e senadoras entre os “Cabeças” é pequena em relação ao total de mulheres no parlamento. Das 85 deputadas federais e 12 senadoras, apenas 12 deputadas e quatro senadoras integram o grupo dos mais influentes.
Considerando a atual composição da Câmara dos Deputados, as mulheres são apenas 2,34%. Enquanto isso, no Senado Federal, a bancada feminina compõe apenas 4,94%.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: DIAP