
A deputada estadual Teresa Britto (PV) fez uso da tribuna nesta segunda-feira (30), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Alepi), sobre uma visita de fiscalização realizada ao Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. De acordo com a parlamentar, é necessária a construção de um novo hospital no município em razão da estrutura antiga da atual unidade de saúde.
“O que nós queremos mesmo é que seja construído um novo hospital porque a estrutura dele é a mesma da Maternidade Dona Evangelina Rosa e do Hospital Justino Luz. É a estrutura de um hospital de campanha, construído há mais de 40 anos. O que era para durar 5 anos está com 40 anos. É preciso que tenhamos uma nova estrutura para atender bem os pacientes”, afirmou a parlamentar em relação à sua quarta visita de fiscalização ao Hospital Tibério Nunes, que aconteceu no último dia 27 de agosto.
De acordo com a deputada, a situação atual do Hospital é melhor em relação à vistoria realizada no ano de 2019. A parlamentar afirma que naquele período, a estrutura do local encontrava-se colapsada. “Encontramos nessa visita um hospital com dívidas de aproximadamente 15 milhões, com superlotação e pacientes com 16 dias sentados aguardando para fazer uma cirurgia ortopédica”, lembrou a deputada.
Melhorias
Teresa Britto salientou, ainda na tribuna, que recebeu informações de que a referida dívida foi saldada. Além disso, a parlamentar constatou, na visita mais recente, que houve a reforma de alguns banheiros e a aquisição de novos leitos no Hospital.
Ainda durante o discurso, a deputada criticou a proposta de centralização dos recursos financeiros dos estabelecimentos hospitalares na Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). “A gente sabe que isso não está funcionando porque vemos esse problema com a Maternidade Dona Evangelina Rosa, onde falta do papel higiênico aos medicamentos. Isso porque a gestão financeira é completamente da Sesapi. Os hospitais têm que ter a sua autonomia financeira para que eles possam trabalhar e ter resolutividade na sua gestão”, analisou.