
Uma lagoa de águas abundantes no semiárido piauiense e que atualmente agoniza, sem uma gota d’água. Os peixes morreram. A terra rachou. Sem chuvas e o processo de aquecimento, restou apenas uma vastidão de terras sem água na cidade de São João do Piauí.
Diante dessa situação, o prefeito Ednei Amorim mobilizou um ato em prol da revitalização da lagoa, que aconteceu no último dia 28 de agosto. A mobilização “Salve a Lagoa Grande” contou com a participação de populares, pescadores e autoridades locais e estaduais.
“Cresci ouvindo histórias que a Lagoa nunca secava. Também conhecida como mãe dos pobres, pois é dali que os pescadores tiram o seu sustento, que famílias pescam os seus alimentos, agora ela agoniza. É desolador ver a terra seca, sem água e sem vida. Vamos buscar parcerias, recursos financeiros, para termos a nossa Lagoa Grande de volta”, disse o prefeito.
Relatos de pescadores, de pessoas que vivem nas proximidades, registros fotográficos de peixes mortos, são retratos do que se passa no que antes era um manancial de água. Há um ano, em imagens feitas no local, é possível visualizar uma grande área com águas.
A proposta é que seja elaborado um projeto executivo de revitalização tanto no aspecto ambiental, como social e turístico.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!