Advogado aponta irregularidades nas eleições do TCE; Alepi discutirá ato na quinta (2)

O documento entregue pelo advogado André Portela elenca oito indícios de irregularidades.

Foto: TCE/Site/Divulgação

A Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) recebeu uma denúncia formulada junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) acerca do processo eleitoral para escolha do próximo conselheiro do TCE. O documento foi entregue pelo advogado André Portela e elenca oito indícios de irregularidades. O texto foi encaminhado à assessoria jurídica da Casa para apreciação.

Conforme o documento, o advogado alega que o deputado podendo votar em si mesmo fere o princípio da isonomia. Para o deputado estadual e presidente da Alepi, Themístocles Filho (MDB), a ação é um ato impositivo e será discutida na manhã dessa quinta-feira (02) pela mesa diretora responsável pelas eleições.

“É uma recomendação para que o cidadão ou o deputado que venha a ser candidato se abstenha de votar. Com isso, dá igualdade para todos. O que eu não posso colocar agora é um projeto de lei. Isso é uma recomendação baseada em alguns artigos do nosso regimento. Cabe à mesa aceitar ou não”, esclareceu o parlamentar.

Acordo de cavalheiro

Themístcoles Filho informou que será um “acordo de cavalheiro”, deixando em aberto a opção do candidato em participar da votação. As eleições acontecem no próximo dia 16 de setembro, no plenário da Assembleia Legislativa.

“Eu vou levar para a mesa e propor um acordo de cavalheiro. Se o cidadão quiser honrar, ele honra. Se não quiser, não honra. Isso é um compromisso que nós vamos levar para a mesa diretora. Eu não sei nem se a mesa vai aceitar ou não”, finalizou.

Candidatos para o cargo de conselheiro do TCE-PI

  1. FLÁVIO RODRIGUES NOGUEIRA JÚNIOR, deputado estadual
  2. THIAGO EDIRSANDRO ALBUQUERQUE NORMANDO, advogado
  3. JOSÉ RIBAMAR NOLÊTO DE SANTANA, deputado estadual
  4. NAYARA FIGUEIREDO DE NEGREIROS, advogada
  5. ROOSEVELT DOS SANTOS FIGUEIREDO, contabilista e professor
  6. RICARDO TEIXEIRA DE CARVALHO JÚNIOR, auditor fiscal
  7. FLORA IZABEL NOBRE RODRIGUES, deputada estadual
  8. WILSON NUNES BRANDÃO, deputado estadual
  9. JOSÉ DE JESUS CARDOSO DA CUNHA, auditor fiscal

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar