Sistema do site "VacinaJá" deve normalizar até dia 8 de setembro, diz Prodater

De acordo com o analista de sistemas Neto Cunha, quedas no sistema acontecem devido ao alto número de acessos simultâneos na plataforma.

Site VacinaJá – Foto: Carlienne Carpaso

As reclamações sobre as dificuldades de agendamento da vacina contra a Covid-19 pelo site VacinaJá, da Fundação Municipal de Saúde (FMS) da Prefeitura de Teresina, são frequentes. Após inúmeros relatos dos usuários, a Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater), responsável pelo site, informou que o sistema será normalizado até o dia 8 de setembro.

O presidente da FMS de Teresina, Gilberto Albuquerque, explica que o sistema atual conta com a capacidade de 25 mil acessos simultâneos, no entanto, 107 mil pessoas já chegaram a tentar acessar o site ao mesmo tempo. O valor é aproximadamente quatro vezes superior ao disponível.

“A Prodater já nos assegurou que logo o problema estará resolvido mas, mesmo assim, não é prejuízo para a vacinação porque todas as doses que a gente tem são agendadas. Não estão sobrando vacinas”, disse o secretário.

O gerente de desenvolvimento da Prodater, Hudson Moura, afirmou que mudanças no sistema estão sendo realizadas. Entre elas, o aumento da capacidade de processamento tecnológico, melhorias técnicas e de logísticas.

“Infelizmente as soluções que estão sendo aplicadas levam um tempo, é algo de médio prazo, que não pode ser concluído para os últimos agendamentos. A partir do dia 8, teremos essa infraestrutura, vai ser uma solução definitiva“, completou.

Cronograma

A FMS esclarece que o agendamento da vacinação tem como objetivo evitar aglomerações, além disso os locais são escolhidos segundo a capacidade logística e de pessoal de cada ponto.

No dia 30 de agosto, para evitar congestionamento no sistema de agendamento, a fundação divulgou um cronograma de agendamento com diferentes faixas etárias e horários. No entanto, a estratégia foi criticada por usuários que, nas redes sociais, relataram horas de tentativas e espera.

Dificuldades

Em entrevista à TV Clube, a atendente Rosilene dos Santos relatou que iniciou o processo de agendamento da imunização às 16h dessa terça-feira (31). Contudo, não conseguiu concluir o procedimento por conta de inconsistência no sistema de agendamento.

“Quando conseguimos abrir o site, ficou só a primeira página. Quando foi passar para a primeira parte (do agendamento), já era umas 16h30. Quando chegávamos ao final, não tinha mais vaga. O sistema travava. Aí começávamos tudo de novo, às 17h15 não consegui agendar mais nada”, contou.

De acordo com o analista de sistemas Neto Cunha, quedas no sistema acontecem devido ao alto número de acessos simultâneos na plataforma. Para solucionar o problema, a conexão de internet e os servidores precisariam ser adaptados.

“O que acontece é uma espécie de funil, são muitas pessoas e vai chegar um momento que vai afunilar então algumas pessoas vão passar e outras não. Qual seria a solução? Seria ampliar a boca do funil, ou seja, melhorar os serviços, no caso tanto a conexão da prefeitura e também a questão de um servidor que tenha suporte para várias conexões ou mais conexões que atualmente”, informou o analista.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: G1 Piauí e TV Clube


∴ Compartilhar